Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu

'Travessia' termina como a 2ª pior audiência de novela das nove

Folhetim de Glória Perez só perde para 'Um Lugar ao Sol', livrando 'Babilônia' da vice-liderança negativa

Os atores Alexandre Nero e Giovanna Antonelli
Alexandre Nero e Giovanna Antonelli no último capítulo da novela 'Travessia' - Reprodução Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"Travessia" teve um ótimo capítulo final, na contramão da maioria da novela de Glória Perez. Um dos pontos altos do episódio honrou o assunto mais comentado da trama, algo que não era inédito, mas que mereceu uma reciclagem e veio de dez anos atrás: o casal Stênio (Alexandre Nero) e a delegada Helô (Giovanna Antonelli). Ela prende o pedófilo da história na joalheria onde ele estava justamente comprando a aliança de casamento para reconquistá-la em bases legais, como marido e mulher.

Ao longo da novela, foi de Nero e Antonelli o recorde de comentários e engajamentos no Twitter, a rede social mais atenta à TV linear.

Noves fora, os números de audiência da medição instantânea da Kantar Ibope Media deram ao capítulo uma audiência prévia de 29,3 pontos em média, com 30,8 de pico. Os dados são da Grande São Paulo, região que melhor reflete os percentuais do país e retém o maior número de consumidores do Brasil.

Foi o recorde da novela desde o primeiro capítulo, algo que não ocorreu com "Pantanal", por exemplo, que teve seu recorde na morte de Tenório (Murilo Benício), embora a audiência de "Pantanal" tivesse ficado acima do fim de "Travessia".

Segundo as previsões da Kantar Ibope Media neste ano, cada ponto corresponde a 206.674 telespectadores na região.

De acordo com dados antecipados pelo site TV Pop no Twitter, a Record somou 4,9 pontos no horário, ante 4,6 do SBT e 1,4 ponto da Band na Grande São Paulo. Ainda segundo esses dados, a novela foi sintonizada por 47,9% dos televisores ligados no horário.

Ao longo da novela toda, "Travessia" marcou 24,2 pontos na Grande São Paulo, ante 22,3 de "Um Lugar ao Sol".

Com esses números, a trama de Glória Perez livra "Babilônia" (2014), de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, que somou pouco mais de 26 pontos, da vice-liderança entre as audiências mais fracas da faixa das 21h.

Sobre o enredo, é preciso pontuar que de todas as piores frases da novela, a melhor foi Ari (Chay Suede) perguntando a Chiara (Jade Pincon) na maternidade, ao constatar que ela acabara de dar à luz, há quanto tempo ela "sabe disso", ou seja, do bebê que acabou de parir.

Se "Travessia" não é um episódio da série Eu Estava Grávida e Não Sabia, do Discovery, ora ora, Ari, ela já sabe disso há pelo menos oito meses, considerando ter descoberto a gravidez com um mês de atraso, e olhe lá.

Outra observação a se destacar é o baby boom que domina os últimos capítulos de novelas. A julgar pela teledramaturgia, 100% dos partos são naturais no Brasil, como endossaram Chiara e Brisa (Lucy Alves) no desfecho desta sexta-feira, mas não os dados da vida real no país, onde a cesária predomina na chegada de novos seres ao mundo.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem