Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Saiba quando chega à tela a 2ª parte de 'Todas as Flores'

Expectativa pela volta da novela e início da vingança de Maíra merecerá transmissão ao vivo para não assinantes do GloboPlay

Sophie Charlotte em cena da 2ª fase de 'Todas as Flores': cega de nascença, Maíra passará a enxergar após cirurgia que faz parte de plano de vingança contra a mãe e a irmã - Estevam Avellar/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Houve quem esperasse apenas o cruzar dos ponteiros do relógio de 4 para este 5 de abril para reencontrar Maíra (Sophie Charlotte) de volta da mesa de cirurgia a que se submeteu no final da primeira fase da novela "Todas as Flores", produção original do Globoplay. Mas não foi bem assim. A anunciada estreia da primeira leva de capítulos desta última etapa do enredo de João Emanuel Carneiro está marcada para as 20h, com direito a uma transmissão aberta para não assinantes da plataforma, ao vivo.

Após a exibição, os pagantes do serviço de streaming da Globo terão acesso aos quatro capítulos seguintes. Nas próximas quartas-feiras, a disponibilização do bloco semanal de cinco episódios ocorrerá sempre às 18h. Sabendo que 45 dos 85 capítulos já foram exibidos, teremos oito semanas até o grand finalle do enredo.

Tudo foi gravado até dezembro passado, o que explica o fato de atores como Barbara Reis e Angelo Antônio já estarem disponíveis para outras produções. Ela será inclusive a protagonista de "Terra e Paixão", novela de Walcyr Carrasco que sucederá "Travessia" na tela da TV aberta a partir do mês que vem.

A VINGANÇA

No encerramento da primeira fase, Maíra, a mocinha de Sophie Charlotte, nascida cega, consegue uma cirurgia para passar a enxergar, fazendo disso seu grande trunfo para se vingar da mãe, Zoé (Regina Casé) e da irmã, Vanessa (Letícia Colin), que lhe tomaram seu bebê.

A criança é filho do herói da história, Rafael, vivido por Humberto Carrão, um bom moço, mas muito tolinho para merecer a confiança de Maíra.

Um desafio extra para o autor será driblar a ideia de que a ex-deficiente visual se fortalece meramente a partir da capacidade de enxergar, embora seja inegável que o recurso lhe dá possibilidades que antes ela não tinha, principalmente pelo fato de os outros continuarem a se relacionar com ela como se ela fosse cega. A princípio, apenas Judite (Mariana Nunes) e Pablo (Caio Castro) sabem da cirurgia.

Toda a primeira etapa trabalhou bem a ideia do anticapacitismo, que presume não tratar como incapaz ou coitadinho alguém com alguma diferença física em relação ao padrão social humano.

Mãe de Benedita, que lida com deficiência auditiva, e esposa do diretor Estêvão Ciavata, que teve seus movimentos físicos restringidos após um acidente, Regina Casé falou longamente sobre o assunto em entrevista a esta colunista no início da história.

Conspiram a favor da missão de João Emanuel as presenças de outros personagens com visão limitada na história, todos localizados no núcleo de perfumistas da Rhodes, empresa do mocinho Rafael.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem