Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu tecnologia

'Porque sim não é resposta': Marcelo Tas volta a ensinar

Ex-Professor Tibúrcio e TeleKid vai decifrar o Pequeno Dicionário de Grandes Novidades na TV Cultura

O apresentador Marcelo Tas
Marcelo Tas comanda o Pequeno Dicionário das Grandes Novidades na TV Cultura - Renato Nascimento/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Dono de personagens que primam pela curiosidade, Marcelo Tas retoma o tom de quem sabe unir didatismo e entretenimento em uma nova série na TV Cultura: com 23 episódios, Pequeno Dicionário de Grandes Novidades estreia na segunda-feira (10), pela TV Cultura.

Como sugere o nome, trata-se de um programete com verbetes, e portanto de curta duração --coisa de 2 a 3 minutos, que vão ao ar três vezes ao dia, nos intervalos do Jornal da Tarde, do Metrópolis e do Jornal da Cultura.

"O propósito do Pequeno Dicionário de Grandes Novidades é traduzir, de forma rápida, assuntos relevantes da revolução digital para o cidadão comum. A tecnologia digital afeta a vida cotidiana de forma tão brutal que as pessoas às vezes se sentem perdidas", diz Tas.

A série vai ao ar também pelo YouTube, no canal da emissora no portal, e, posteriormente, nas Rádios Cultura FM (103,3) e Cultura Brasil (77,9).

Vestindo agora um macacão com pinta de uniforme de funcionário que consertar coisas, Tas abordará temas como 5G, Algoritmo, Hater, Viralizar, Cringe, Fake News e Inteligência Artificial, entre outras tretas do universo digital.

"Foi um privilégio criar um produto multiplataforma com a colaboração de uma equipe diversa que inclui produtores de audiovisual, designers, roteiristas, cenógrafos, músicos e consultores pedagógicos", afirma o apresentador do #Provoca, que já foi Professor Tibúrcio e ensinou a mais de uma geração que "porque sim não é resposta". Assim dizia o Telekid do "Castelo Rá-Tim-Bum".

"Buscamos dosar humor e rigor no conteúdo de cada verbete do Pequeno Dicionário. O debate sobre a mais importante mudança na história contemporânea não pode ficar restrita a acadêmicos e especialistas."

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem