Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu jornalismo mídia

Leão Serva deixa direção de jornalismo da TV Cultura

Marília Assef assume o posto do jornalista, que será correspondente da emissora em Londres

O jornalista Leão Serva - Mathilde Missioneiro/Folhapress-29.ago.2022
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A TV Cultura anunciou nesta sexta-feira (17) que o jornalista Leão Serva deixa a direção de Jornalismo da emissora para ser diretor internacional da mesma área, acumulando a função com a de correspondente em Londres. O posto de comando foi criado a partir de sua transferência para a capital inglesa e implica coordenar eventuais coberturas fora do país para a emissora.

No seu lugar, em São Paulo, assume a jornalista Marília Assef.

a jornalista Marília Assef
A jornalista Marília Assef assume a direção de jornalismo da TV Cultura - Mariana Carvalho/Divulgação

Leão Serva estava no cargo desde 2019, com a chegada de José Roberto Maluf à presidência da Fundação Padre Anchieta, durante o governo João Doria. Maluf teve seu mandato renovado no meio do ano passado para os três anos seguintes, de modo que o estatuto da Fundação Padre Anchieta lhe garante a permanência no posto mesmo com a troca de governador, até junho de 2025.

O governo de São Paulo, agora sob o comando de Tarcísio de Freitas (Republicanos), abastece ao menos 60% do caixa da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura, o que historicamente faz da independência editorial da emissora um desafio permanente, que pode ser maior ou menor, a depender do titular do Palácio dos Bandeirantes.

Em nota, a TV Cultura informou que Marília Assef está em sua terceira passagem pela emissora e vinha ocupando o cargo de chefe de redação do Jornalismo desde 2019, a convite de Maluf. Pola Galé, que também já é nome conhecido nos bastidores da notícia na emissora, assumirá o posto deixado por ela.


"A direção da TV Cultura agradece a Leão Serva pela dedicação e significativas realizações na emissora nos últimos quatro anos. E deseja muito sucesso ao jornalista e também a Marília Assef nesta importante missão de conduzir e levar ao público um Jornalismo sério, plural e de grande credibilidade", conclui o comunicado.

A mudança de Serva para Londres se deu na esteira do mestrado que a também jornalista Lilian Pacce, sua esposa, especializada em moda, vem cursando na capital inglesa.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem