Leão Serva deixa direção de jornalismo da TV Cultura
Marília Assef assume o posto do jornalista, que será correspondente da emissora em Londres
A TV Cultura anunciou nesta sexta-feira (17) que o jornalista Leão Serva deixa a direção de Jornalismo da emissora para ser diretor internacional da mesma área, acumulando a função com a de correspondente em Londres. O posto de comando foi criado a partir de sua transferência para a capital inglesa e implica coordenar eventuais coberturas fora do país para a emissora.
No seu lugar, em São Paulo, assume a jornalista Marília Assef.
Leão Serva estava no cargo desde 2019, com a chegada de José Roberto Maluf à presidência da Fundação Padre Anchieta, durante o governo João Doria. Maluf teve seu mandato renovado no meio do ano passado para os três anos seguintes, de modo que o estatuto da Fundação Padre Anchieta lhe garante a permanência no posto mesmo com a troca de governador, até junho de 2025.
O governo de São Paulo, agora sob o comando de Tarcísio de Freitas (Republicanos), abastece ao menos 60% do caixa da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura, o que historicamente faz da independência editorial da emissora um desafio permanente, que pode ser maior ou menor, a depender do titular do Palácio dos Bandeirantes.
Em nota, a TV Cultura informou que Marília Assef está em sua terceira passagem pela emissora e vinha ocupando o cargo de chefe de redação do Jornalismo desde 2019, a convite de Maluf. Pola Galé, que também já é nome conhecido nos bastidores da notícia na emissora, assumirá o posto deixado por ela.
"A direção da TV Cultura agradece a Leão Serva pela dedicação e significativas realizações na emissora nos últimos quatro anos. E deseja muito sucesso ao jornalista e também a Marília Assef nesta importante missão de conduzir e levar ao público um Jornalismo sério, plural e de grande credibilidade", conclui o comunicado.
A mudança de Serva para Londres se deu na esteira do mestrado que a também jornalista Lilian Pacce, sua esposa, especializada em moda, vem cursando na capital inglesa.
Comentários
Ver todos os comentários