Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

'Cine Holliúdy' remete ao impeachment de Dilma na 3ª temporada

Prefeita de Pitombas perde o cargo para o presidente da Câmara, que se aproveita da crise política para tomar o poder

Personagens em cerimônia de posse encenada para a ficção
Cena da cerimônia de posse de Lindoso (Carri Costa) na prefeitura de Pitombas, cidade da série 'Cine Holliúdy', na Globo - João Miguel/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Livre do BBB, a grade de programação da Globo volta a se dedicar a séries de dramaturgia, começando nesta quinta-feira (27) pela 3ª temporada de "Cine Holliúdy", única produção do gênero que hoje tem a TV aberta do Grupo Globo como sua primeira janela de exibição --todas as outras séries da casa atualmente são vistas antes no serviço de streaming pago, o GloboPlay.

Na nova etapa da comédia, Lindoso (Carri Costa) assume a prefeitura de Pitombas. No primeiro episódio desta 3ª temporada, o dono do armazém da cidade e presidente da Câmara Municipal continua a liderar a oposição contra Socorro (Heloísa Perissé), e vai aproveitar uma crise política para realizar seu grande sonho de se tornar prefeito.

Qualquer semelhança com a vida real do passado recente da história real do Brasil não é mera coincidência, inclusive na questão de gêneros do impeachment de 2016, quando uma mulher, Dilma Rousseff, perdeu o posto para um homem, Michel Temer.

O enredo é hoje um raríssimo momento de sátira política, ingrediente que já foi alvo de excelentes criações da Globo em seu histórico, por meio de grandes novelas, séries e programas de linha de shows protagonizados por Chico Anysio, Jô Soares, Casseta & Planeta e o elenco do recente "Tá no Ar".

O teor da sátira política foi completamente esvaziado ao longo do governo Bolsonaro e hoje se contenta com breves temporadas de obras como "Cine Holliúdy", que ostenta críticas divertidas, mas de acidez inferior à que Dias Gomes se permitia na Sucupira de "O Bem Amado" em tempos de ditadura militar.

A série é criada e escrita por Claudio Paiva e Marcio Wilson, baseada no longa-metragem homônimo escrito e dirigido por Halder Gomes e coproduzido pela Globo Filmes. A terceira temporada é escrita por Marcio Wilson com Péricles de Barros, Gabriela Amaral e Angélica Lopes, e colaboração de Marcelo Magano. A direção artística é de Patricia Pedrosa com direção de Halder Gomes e Renata Porto.

A produção é de Erika da Matta e a direção de gênero é de José Luiz Villamarim. A série, de 12 episódios, conta ainda com Larissa Goes, Haroldo Guimarães, Lorena Comparato, Frank Menezes, Cacá Carvalho, Falcão Maia, Gustavo Falcão e Flávio Bauraqui no elenco, e participações especiais de Vladimir Brichta, Samantha Schmütz, Linn da Quebrada e Heloisa Jorge, entre outros.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem