Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu mostra de cinema

Oscar: Ana Furtado estreia na transmissão e revela favoritos

Ex-apresentadora da Globo fala à coluna sobre nova rotina e conta que o marido, Boninho, é parceiro, mesmo em dias de BBB

A apresentadora Ana Furtado
Ana Furtado apresenta a transmissão do Oscar na TNT - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Neste domingo, a partir das 19h30, o TNT honra a tradição de transmitir a festa do Oscar, começando pelas abordagens no tapete vermelho e terminando na entrega da última estatueta, no palco. Para o Brasil, o canal promove nova troca de comando, agora mantendo Michel Arouca como comentarista, mas Ana Furtado na apresentação. Aline Diniz, que desde a saída de Rubens Ewald Filho fazia par com Arouca, estará no red carpet com Carol Ribeiro.

A transmissão da maior premiação do cinema mundial contará ainda com a presença de Camila Morgado, que ali estará como convidada para dar seus pitacos.

Para quem passou os últimos 20 anos na Globo, como Furtado, a mudança de rotina e conceito na troca da emissora carioca pelo canal pago é grande. Após comandar o Grammy, pelo mesmo canal, esta será sua prova de fogo, com meio mundo de olho na sua performance. À coluna, Furtado diz que não teme o julgamento das redes sociais, já que o apoio tem sido predominante, e que conta com a parceria do marido, Boninho, na avaliação de filmes e talentos do cinema mundial.

Confira nossa conversa a seguir:

Como você vem se preparando para a transmissão e em que o novo expediente mudou a sua rotina, na obrigação (ou não) de ver todos os filmes concorrentes e de mergulhar no universo do cinema?
Ana Furtado -
A rotina de fato mudou muito. Sempre fui muito estudiosa, então tenho por hábito estudar qualquer assunto para as pautas e pesquisar para chegar preparada para os entrevistados. Isso é uma característica minha. Mas agora é um olhar que muda, claro. Eu sempre fui apaixonada por cinema, mas agora deixa de ser apenas um passeio, algo pra fazer em família. Minha Bela, inclusive, é minha maior dupla para filmes.

A diferença é que agora o olhar é muito muito mais cuidadoso, atencioso, de estudo mesmo. E que começa antes do filme. Tem uma pesquisa a ser feita que muda o impacto que o filme tem no final. Cheguei a assistir três filmes em sequência, saindo de uma sala e entrando em outra! (risos)

Mais do que conhecer e ter embasamento sobre o que iremos falar, tem o envolvimento sobre o que cada filme causou. Tem sido muito feliz essa nova fase, poder me aprofundar sobre algo tão lindo que é a arte do cinema. Saí com muitas anotações e alguns quilinhos a mais de tanta pipoca. Mas valeu a pena.

Em que medida o novo expediente tem afetado o seu dia a dia?
Furtado -
Tem sido uma experiência muito feliz. Ainda corrida, porque emendamos duas premiações em épocas próximas, mas mudar é muito bom. Já era algo que pensava e desejava há muito tempo e demorei pra tomar essa decisão. Mas foi a melhor coisa. A rotina mudou um bocado, mas para melhor. Estou trabalhando muito e quero mais...

Você ainda guarda o hábito de ir ao cinema ou vê tudo em casa?
Os dois. Vou muito ao cinema com a Bela. Adoramos acompanhar as novidades e a experiência de sair de casa, comprar pipoca, ver o filme na tela gigante. A gente ama. Em casa, além de TV aberta, é mais com o marido e com aqueles filmes que não conseguimos ver no cinema... Ou clássicos, que sempre vale rever. Nossa família é uma grande consumidora de audiovisual. Eles, inclusive, embarcaram comigo nos estudos. É uma delícia.

Como alguém que também tem em casa um profissional de telas, aliás, nascido e criado entre telas, conta com o parecer de Boninho nas avaliações sobre o que assiste? E em dias de BBB, importante saber também se ele tem tempo para ver filmes com você?
Furtado - Ter uma família de profissionais é uma delícia, porque somos todos apaixonados pelo audiovisual. Aliás, isso é algo que divido com Boninho. Trabalhamos, ambos, com paixão, com brilho nos olhos, buscando coisas novas, felizes... Talvez por isso, na correria do BBB e na minha, a gente se soma. É um filme pra mim e logo depois me junto a ele quando começa o BBB. Até porque, sou fã. Nosso tempo juntos é sempre com um olhar de apoio um do outro. A gente se diverte, confesso.

Tem outros amigos com quem tem compartilhado conhecimento e análises sobre os finalistas da vez e o universo do cinema de modo geral?
Furtado -
Análises e conhecimento acho que não. Mas dicas, torcidas e palpites, o tempo todo. Chega a ser engraçado, a quantidade de gente que vem dar pitaco e torcida. Mas a maioria de amigos pessoais.

O público se habituou a ver Aline Diniz com Michel Arouca no comando da transmissão pelo TNT. E toda mudança atravessa alguma resistência por parte do público. Está preparada para críticas/comparações nesse sentido, com aquele eco nem sempre gentil das redes sociais?
Furtado -
Padi, eu recebi tanto carinho quando anunciei a novidade, que percebi que existia uma torcida do público para esse meu próximo passo, sabe? Isso me surpreendeu e foi tão bacana. Me deu um gás diferente. Tenho uma troca muito gentil e genuína com eles, construída ao longo de todos esses anos de televisão. E chegar no canal neste lugar, inédito pra eles (como apresentadora e embaixadora de todas as premiações) foi um passo muito feliz. Eu confesso que não esperava o convite e hoje não consigo imaginar um começo melhor pra essa nova fase. Os resultados de audiência me deixaram feliz demais. Então o resultado foi tão positivo que sigo nesse olhar. Mas eu sou assim, né? Uma otimista, que olha o copo cheio, ama aprender e fazer coisas novas. Acho que isso dita nossa preparação para encarar qualquer coisa.

E acho que todos somamos experiências boas e agora vamos compartilhar juntos, já que Michel Arouca comentará a premiação, Camila Morgado será nossa convidada especial, além de Carol Ribeiro e Aline Diniz no tapete vermelho! Um time e tanto pra fazer essa cobertura completa direto de Los Angeles! Vai ser demais!

Tem preferências entre os indicados a filmes e atores?
Furtado -
Filme: 'Tudo em todo lugar ao mesmo tempo'.
Ator: não me surpreenderia se o melhor ator fosse o Austin Butler que fez um trabalho magnífico como Elvis! Para mim, melhor ator está entre Brendan Fraser e Collin Ferrell, mas acho que Butler está no páreo, sim.

Qual título ou talento você gostaria de ver entre os finalistas e não está lá?
Furtado -
Senti muita falta de ver uma mulher concorrendo a melhor direção. Acho que faltou essa indicação na academia e não faltam opções, como a Sarah Polley, de ‘Entre Mulheres’, por exemplo, que inclusive está indicado ao Oscar de melhor filme.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem