Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Maria Joaquina de 'Carrossel' surge irreconhecível em 'Dom'

Atriz que viveu a personagem na versão mexicana da novela exibida pelo SBT participa da produção brasileira do Prime Video

A atriz Ludwika Paleta em Carrosel e na série 'Dom' - Instagram/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Atriz que estreou na TV aos 10 anos de idade como a pestinha Maria Joaquina da versão original de "Carrossel", na TV mexicana, Ludwika Paleta, hoje com 44, está na 2ª temporada de "Dom", a série brasileira mais vista no mundo dentro da plataforma Prime Video.

É quase impossível identificar Ludwika em cena, já que ela sempre esteve associada aos cabelos loiros e olhos claros que a consagraram na TV há 34 anos. A produção da Televisa foi exibida pelo SBT em 1991 e foi um sucesso que, à época, roubou parte da audiência do Jornal Nacional e da novela "O Dono do Mundo". Gabriela Rivera, a professorinha Helena daquele elenco, foi até convidada pelo então presidente Fernando Collor a subir a rampa do Palácio do Planalto com ele.

Em 2012, quando o SBT resolveu produzir uma versão brasileira da trama, Maria Joaquina também valeu a Larissa Manoela a vitrine para a fama.

Em "Dom", último trabalho concluído pelo diretor Breno Silveira, que morreu em maio do ano passado, Ludwika aparece de cabelos escuros e franja disfarçando os olhos claros, uma quase desconstrução promovida por Silveira, que também transformou radicalmente o rosto de Gabriel Leone, o protagonista, no sentido contrário: o ator clareou os cabelos e adotou lentes de contato verdes.

Ludwika interpreta Paloma, um grande amor na vida de Victor, personagem de Flavio Tolezzani, pai do protagonista (Leone).

O elenco conta ainda com Filipe Bragança, Raquel Villar, Isabella Santoni, Laila Garin, André Ramiro, Wilson Rabelo, Roberto Birindelli, Digão Ribeiro, Dhonata Augusto, Ana Cecília Costa, Rafael Losso, Adanilo Reis, Lian Gaia, Milton Filho, Eduardo Pelizzari, Tainá Medina, João Oliveira e Antonio Carrara.

Lançada no dia 17 de março, no Prime Video, a nova temporada tem despejado apenas um episódio por semana na plataforma, aguçando a ansiedade do público pelo enredo, de modo que só veremos o final desta safra no dia 14 de abril.

Embora a história esteja praticamente toda contemplada na primeira temporada, sucesso de crítica e público, esta segunda leva de capítulos vem ainda melhor que a primeira, com aprofundamento de momentos importantes na vida de pai e filho, ótima escolhida pelo diretor Breno Silveira, criador da série.

Baseada livremente na vida de Pedro Dom, rapaz de classe média que era dependente de cocaína e se viu diante da comodidade de assaltar residências de luxo para manter seu vício, a produção da Conspiração Filmes usa como fonte o livro homônimo de Tony Bellotto, também ficcional, mas escrito a partir dos relatos de Victor Lomba, o pai do Pedro Dom na vida real.

A segunda temporada de "Dom" foi dirigida por Breno Silveira (in memorian) e André Barros. Silveira assina ainda os créditos de produtor executivo e showrunner. O roteiro é de Fábio Mendes, Hgia Ikeda, Priscila Gontijo e Marcelo Vindicatto.

Renata Brandão e Ramona Bakker, da Conspiração, são as produtoras. A trilha sonora é de Antonio Pinto e Gabriel Ferreira.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem