Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu machismo

Dia Internacional da Mulher vai muito além da rosa, avisa Porta dos Fundos

Vídeo de humor criado por time feminino explora hipocrisia de homenagens diante de tantas discrepâncias

Time de humoristas do Porta dos Fundos
Evelyn Castro, Thati Lopes e Macla Tenório estrelam vídeo em tributo ao Dia Internacional da Mulher pelo Porta dos Fundos, inteiramente criado por equipe feminina - Valeska Assis/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O que é uma rosa diante da discrepância salarial, de toda a cobrança por figurino e beleza, sem falar na dedicação delas aos homens, inclusive pai, filhos e sobrinhos, nos outros 364 dias do ano?

O Porta dos Fundos lança nesta segunda-feira (6), quando se abre a semana de comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, a ser celebrado na quarta, 8 de março, um vídeo em tributo à efeméride que muita gente pensa ser contemplada por uma singela rosa.

Em criação exclusivamente feminina, "Dia da Mulher" usa a linguagem dos musicais para debochar do reducionismo com que muitos ainda tratam a data. O roteiro é de Gabriela Niskier e a direção, de Bianca Frossard. O vídeo estará logo mais, às 11h, no canal do YouTube e perfil do Instagram do Porta dos Fundos.

Ao receber uma rosa de Armando (Fábio de Luca) no trabalho, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, Larissa (Thati Lopes) agradece: "Você sempre acerta, Armando! E olha que eu achei que não daria pra superar o Serenata de Amor do ano passado, afinal mulheres adoram coisas doces e a palavra 'amor', né?", diz ela.

Ela acaba por constrangê-lo quando diz que nem faz conta sobre a diferença salarial entre eles, que exercem a mesma função. Chama o mimo de "bomba de humildade", ao lembrar que 8 de março nem feriado é, "é dia útil", e que gastou muito com o presente do sobrinho e do pai. Merecia mais? Certamente, mas se mostra sarcasticamente feliz com a rosa.

"Olha, ainda bem que vocês me fazem vir de salto alto pro escritório todo dia, porque senão eu seria capaz de sair sapateando de tanta felicidade! Se bem que...". Larissa puxa, então, um coro musical e irônico com o apoio de outras mulheres, interpretadas por Evelyn Castro e Macla Tenório.

Dia a letra: "Eu não quero remuneração igual, eu já tenho uma rosa comprada no sinal. Ninguém precisa de direitos, quando se tem um par de peitos. A gente trabalha com vontade, ninguém faz nem questão de licença maternidade".

A cantoria é interrompida pelo chefe, claro, que só poderia ser Antonio Tabet, mas mais não vale a pena contar para não estragar o desfecho da peça.

Thati comenta o roteiro, observando: "A parte do 'vocês me obrigam a trabalhar de salto' me pegou muito. Tenho muitas amigas que trabalham em banco e acho essa obrigatoriedade realmente um absurdo".

O vídeo estará disponível no canal do grupo no YouTube e no Instagram, onde o coletivo de humor publica edições inéditas todas as segundas, quintas e sábados. Divirtam-se, e Feliz Semana da Mulher para todos.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem