Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Videocassetadas não voltam mais ao ar no programa do Faustão

Quadro de pessoas e bichos se esborrachando já não encontra tanta gente disposta a rir da desgraça alheia

Pessoas caem na água após acidente
Cena de videocassetada, quadro criado por Faustão - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Pouca gente havia se dado conta de que as Videocassetadas já não rendiam a Faustão a audiência que inflava seus números na Globo ao longo de três décadas, mas o fato é que o programa da Band já vinha rifando o quadro no último semestre, com exibições esporádicas. E nem espaço nas reprises deste início de ano as cenas ganharam.

Foi preciso que o jornalista Gabriel Vaquer, do site Notícias da TV, chamasse a atenção para tanto em uma publicação nesta terça-feira (28), anunciando que o quadro não mais voltará ao ar no programa, agora de vez. Vaquer aponta que o "Perrengue", outra atração da Band, também se vale de vídeos caseiros que mostram pessoas, inclusive crianças, e bichos se esborrachando em cenas domésticas, casamentos e outras festas.

Mas é certo que se a receita ainda funcionasse, Faustão poderia facilmente vencer essa queda de braço e reivindicar as videocassetadas só para o seu programa. O fato é que pesa também sobre a decisão a tendência do politicamente correto, que cada vez mais restringe a conveniência de rir ou de debochar de quem se deu mal por acidente.

Nos anos 1990 e 2000, boa parte das cenas exibidas no Domingão da Globo exigia uma dose extra de sarcasmo do telespectador, apontando para imagens que claramente denunciavam prejuízo físico de seus protagonistas. As boas maneiras aplicadas à TV, que por longo período também se fartou com competição de sabonetes em uma banheira exposta no palco (um clássico de Gugu Liberato), foram desidratando a gargalhada em torno das tragédias alheias e dos figurinos mais sexy.

A própria Globo não havia se dado conta disso quando dispensou Fausto Silva abruptamente, seis meses antes de seu contrato acabar. Na boa substituição assumida por Tiago Leifert em junho de 2021, a única seção que ele não conseguiu pilotar foi a das Videocassetadas. Para assumir o posto, a emissora convocou Dani Calabresa e Welder Rodrigues, que apanharam à vontade de crítica e redes sociais, por não conseguirem dar às imagens o tom debochado que só cabia na voz de Fausto Silva.

O quadro foi encerrado assim que Leifert deixou o programa para Luciano Huck, que no máximo chegou a arriscar um Top 5 com cenas caseiras divertidinhas, bem mais leves, no início do novo Domingão.

Faz tempo que as videocassetadas, tal qual conhecemos, vêm sendo submetidas a filtros diversos. Hoje, só cabem mesmo em programas de humor adeptos do esculacho geral.

Em tempo: Fausto Silva voltou a gravar seu programa, inaugurando novos quadros e ajustando o conteúdo a um orçamento mais modesto. As edições voltam a ser inéditas a partir de segunda-feira (6).

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem