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Zapping - Cristina Padiglione

Mesmo sem Flamengo na final, Globo ganha audiência com Mundial de Clubes

Desfecho não era o que a emissora esperava, mas foi a maior plateia em uma decisão do campeonato sem clubes brasileiros

O brsileiro Vini Júnior, que marcou dois dos cinco gols que deram vitória ao Real Madri, celebra aqui o quinto gol de seu time na final do Mundial de Clubes da FIFA contra o Al-Hilal, da Arábia Saudita - Khaled DESOUKI / AFP
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São Paulo

É claro que a Globo readquiriu os direitos de transmissão do Mundial de Clubes da FIFA com a expectativa de ver mais uma vez um time brasileiro na final, como aconteceu nos anos anteriores. Mas não deu. O Flamengo, time de coração da emissora, ficou em 3º lugar no campeonato e esteve portanto fora da decisão que deu ao Real Madrid o título da vez.

Mesmo assim, a emissora teve ganho de audiência com o desfecho da disputa. No sábado (11), a vitória do Flamengo por 4 a 2 sobre o Al Ahly, do Egito, marcou 20 pontos de média e foi sintonizada por 43% das TVs ligadas no horário (o chamado "share") no Rio de Janeiro, das 12h30 às 14h39. Isso representa 7 pontos a mais, ou mais da metade (54%) da audiência somada nessa mesma faixa nos quatro sábados anteriores, e 11 pontos a mais de share na região.

Em São Paulo, o saldo foi de 13 pontos de audiência, 30% a mais que os quatro sábados anteriores, com 32% de participação entre os televisores ligados.

Mais tarde, entre as 16h01 e às 17h58, o Real Madrid conquistou seu oitavo Mundial de Clubes ao bater o Al Hilal por 5 a 3, em Rabat. Luis Roberto narrou a partida na TV Globo, com comentários de Júnior e Roger Flores.

No Rio de Janeiro, a transmissão atingiu 18 pontos e 38% de participação, um crescimento de 20% na média de audiência no comparativo da faixa nos últimos quatro sábados. Em São Paulo, foram 15 pontos de audiência e 30% de share com a bola rolando, um aumento de 25% na média da faixa em relação aos quatro sábados anteriores.

Para se ter uma ideia, a Band alcançou 28 pontos em São Paulo no ano passado com a final entre Palmeiras e Chelsea, sendo sintonizada então por 52% das TVs ligadas no horário.

O consolo da emissora é que esta foi a melhor audiência de uma final de Mundial de Clubes sem a presença de clubes brasileiros, superando a exibição de Boca Juniors x Milan, em 2007, que teve 14 pontos e 61% de share.

ELAS POR ELAS

Já a goleada por 4 a 1 do Corinthians sobre o Flamengo pela Super Copa feminina, na manhã de domingo (12), com a bola rolando entre 10h15 e 12h12, registrou um aumento na média de audiência da faixa, no comparativo com os quatro domingos anteriores: marcou 11 pontos (crescimento de 57%) em São Paulo, com 29% de share (participação entre as TVs ligadas), e 10 pontos de audiência, com 30% de share no Rio, um aumento de 2 pontos, o que equivale a 25% do bolo na média de audiência e de 4 pontos de participação em relação aos quatro últimos domingos.

No ano passado, a seleção feminina do Corinthians conquistou o tetra brasileiro na categoria, com recorde de público no Itaquerão.

Cada ponto de audiência corresponde a 125.405 no Rio e a 206.674 na Grande São Paulo, segundo projeções da Kantar Ibope Media para este ano.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1990, quando a TV paga ainda engatinhava.

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