Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu yanomami

Regina Duarte é gongada nas redes sociais por debochar da fome dos Yanomamis

Atriz também publicou post que diz que indígenas desnutridos seriam imigrantes da Venezuela e voltou a divulgar fake news sobre vacinas

Regina Duarte em seu Instagram
Regina Duarte em seu Instagram - @reginaduarte no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A atriz Regina Duarte já não sai mais das listas de assuntos mais comentados do Twitter, com renovações diárias de motivos. As razões que a colocam ali, no entanto, passam longe de seu ofício e se relacionam às defesas cada vez mais convictas que ela faz do governo Bolsonaro e seus aliados, por meio de fake news publicadas em seu perfil no Instagram.

No fim de semana, ela publicou um desenho de um indígena com o texto "A infância desamparada dos Ianomamis, uma gente criada à base de mandioca, feijão, verduras e peixe".

"Regina, sua atitude é inexplicável!", reagiu Paulo Betti. "Você é mãe, avó! Respeite a inteligência de quem lê suas postagens e te seguem! Respeite o povo Yanomami!!!", escreveu o ator, que sugeriu aos leitores que procurassem informações sobre o assunto no site noticiosos da jornalista Eliane Brum, que tem reportado a situação dos Yanomamis diretamente da região.

"Eu nem acreditei quando li que a senhora escreveu isso", disse Astrid Fontenelle. "Nem sigo mais… muita decepção. Mas dessa vez a senhora ultrapassou todos os limites, da sanidade à moralidade. É imoral, cruel demais! Não se sensibilizar com a situação dessas crianças é porque a sua humanidade foi embora da sua alma!"

Indiferente às reações, no final do domingo (29), ela voltou ao Instagram com mais duas histórias falsas: uma garante que os indígenas Yanomamis apresentados em situação de miséria e desnutrição em Roraima seriam, na verdade, habitantes da Venezuela que cruzaram a fronteira. Já no outro post, ela volta a difundir erros sobre as vacinas contra a Covid-19.

Contrariando todos os estudos que mostram o desmatamento na região de Roraima em favor do garimpo, que poluiu rios e tirou a caça do alcance dos indígenas, Regina endossa suposta declaração de um deputado venezuelano que garante que aqueles Yanomamis habitavam seu país e migraram para o território brasileiro.

Além disso, supondo que fossem de fato venezuelanos, como questionaram nos comentários do post, aquelas pessoas em estado de emergência não mereceriam ser ajudadas?

A situação em estado de miséria dos Yanomamis tem despertado a comoção do mundo todo e o questionamento sobre a omissão e negligência do governo Bolsonaro, de quem Regina é admiradora incondicional. Há 21 ofícios documentados de pedidos de ajuda ao ministério dos Direitos Humanos sob a gestão da agora senadora Damares Alves, sem qualquer retorno de apoio, o que a atriz ignora.

Em resposta à publicação, Alamo Facó disse: "Começou o fantástico @showdavida e Roraima fica no Brasil. Você está espalhando mentiras".

"Mas estão em Roraima, faz parte do Brasil. Isso nunca deveria acontecer porque é uma questão humanitária. De onde quer que sejam estavam no Brasil e o Bolsonaro com seu discurso preconceituoso piorou a situação", reagiu outra internauta, que se apresenta como Diva Godoy.

VACINAÇÃO

No outro post falso, dessa vez com um vídeo que diz que "as vacinas C-19 causam doenças debilitantes" ela escreveu: "DEUS ! Meu Deus ! Nossa Senhora, mar de Deus, rogai por nós que recorremos a vós… Amém!".

"Os negadores da ciência seguem na ignorância", publicou a atriz Elisa Lucinda nos comentários.

Gouveia Bernadete escreveu: "Regina, acho que você precisa de terapia… saúde e algo sério. Veja o que você está causando."

"Que absurdo este seu post. Vacinas salvam vidas. Sinceramente? Procure se tratar. Você está mentalmente desequilibrada, se cuide enquanto ainda há tempo", disse Cláudia Maia no mesmo Instagram.

Regina Duarte já teve outros posts suspensos pelo Instagram por publicar fake news. Esses dois últimos, no entanto, estão em exposição há quase 24 horas, tempo suficiente para fazer estrago, tanto no que diz respeito à ajuda humanitária aos Yanomamis como na importância da vacinação para salvar vidas.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem