Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Chico Pinheiro presenteia Chico Buarque com boné do CPX em show no Rio

Acessório associado ao Complexo de favelas disparou nas vendas após ataque sofrido pelo presidente Lula durante a campanha

Chico Buarque usa boné do Complexo de faveles em show no Rio
Em show com Monica Salmaso no Rio, Chico Buarque é presenteado por Chico Pinheiro com boné do Complexo [de favelas] usado por Lula em visita do então candidato ao Complexo do Alemão - @Chico Pinheiro no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Vestindo uma camiseta do MST, Movimento Sem Terra, Chico Pinheiro se levantou de sua cadeira, na fila do gargarejo do show de Chico Buarque e Mônica Salmaso no Rio de Janeiro, e entregou ao cantor um boné com a sigla CPX, que passou a ser disputadíssimo após ser usado pelo então candidato Lula em visita ao Complexo do Alemão durante a campanha eleitoral.

Buarque imediatamente incorporou o acessório ao figurino e o exibiu à plateia, que viu a cena como uma celebração à eleição do presidente. Lula recebeu apoio declarado dos dois Chicos, Pinheiro e Buarque, ao longo de todo o processo eleitoral.

Quando usou o boné na visita do Alemão, em outubro, Lula foi alvo de notícias falsas disseminadas por bolsonaristas, uma prática comum entre os adeptos do ex-presidente, que atribuíram à sigla CPX o significado de "cupinxa", termo associado ao tráfico de drogas. Os adversários também plantaram a versão de que só os soldados do tráfico poderiam autorizar a circulação de Lula pela comunidade carioca, o que indicaria sua proximidade com o universo do crime.

"Uma honra entregar o boné do CPX, símbolo da resistência e luta, ao meu xará mais ilustre", escreveu Chico Pinheiro no seu perfil no Instagram. O público aplaudiu.

0
RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL, 12.10.2022 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a sua mulher, Rosangela Silva (Janja), o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ) e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD). durante campanha política no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro. Boné usado pelo presidenciável com as letras CPX, cujo termo é uma abreviação da palavra "complexo", utilizada para se referir a um conjunto de favelas, aparece em fake news, associando as iniciais a facções criminosas. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress) - Folhapress

A disseminação do falso significado sobre CPX, ainda em outubro, gerou uma reação contrária dos apoiadores de Lula, fazendo que a demanda por novas peças como aquela disparasse. A ONG Voz das Comunidades aproveitou a febre do boné com a sigla CPX para arrecadar 3.000 cestas básicas em uma ação de Natal.

"A sigla sempre foi usada em vários lugares: restaurantes, bares, até projetos do governo. Quando desmentimos [a fake news espalhada por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro] e mandamos um boné desse para a Xuxa, para jornalistas, percebemos que virou objeto de desejo, de orgulho", contou o fundador, Rene Silva, 28, em reportagem à Folha ainda em dezembro.

Confira abaixo o momento em que Pinheiro presenteia Buarque, da plateia para o palco no show de sábado, 7.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem