Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Copa do Mundo: audiência da Globo surfa na emoção da final entre Argentina e França

Com quase 40 pontos de pico, placar foi o mais alto de um jogo sem a seleção brasileira no Qatar

Espetáculo entre Argentina e França na final da Copa do Qatar no Lusail Stadium, com o francês Dayot Upamecano e o argentino Rodrigo De Paul - REUTERS/Hannah Mckay
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Copa do Quatar chega ao fim com a despedida de Galvão Bueno das narrações esportivas na TV e com o jogo de maior audiência deste mundial, considerando apenas as partidas sem a presença da seleção brasileira em campo. O placar da Kantar Ibope Media no emocionante duelo entre Argentina e França bateu em quase 40 pontos de pico.

Só para se ter um parâmetro, a vitória da Argentina trouxe índices superiores aos números mais altos de "Pantanal", novela que levou a Globo de volta a patamares perdidos ao longo dos últimos dois anos.

No PNT, a partida pela Globo anotou 36 pontos de média, com 65% de participação da emissora entre o total de TVs ligadas na região, um crescimento de 260%, ou de 26 pontos, em relação à média da faixa horária.

Na Grande São Paulo, foram 34 pontos de média. No horário, 63% dos televisores ligados sintonizavam a Globo. O placar deu à Globo um crescimento de 278%, ou 25 pontos a mais no horário, na região.

Na Grande Rio, a média foi de 36 pontos, com 64% de participação entre as TVs ligadas, crescimento de 227%, ou de 25 pontos a mais que o normal.

Os dados são referentes à prévia de audiência, que pode oscilar de 1 a 2 pontos nos relatórios de índices consolidados concluídos pela Kantar Ibope Media no dia seguinte à exibição. E dizem respeito apenas ao horário do jogo, sem contar as homenagens a Galvão Bueno antes e após a partida.

A partida com maior audiência desta Copa no Brasil foi durante o duelo entre Brasil e Coreia do Sul, que bateu nos 53 pontos no PNT, o Painel Nacional de TV, que soma as 15 regiões metropolitanas de maior consumo do país. O jogo rendeu à Globo a maior audiência da TV neste ano.

Na Grande São Paulo, região com maior número de domicílios do país, o SBT marcou apenas 3 pontos e a Record, 1,5.

A vitória que deu aos argentinos o terceiro título mundial de sua história atingiu o triplo de audiência da faixa em comparação com os quatro domingos anteriores ao início da Copa do Mundo. A final foi a maior audiência desta edição de 2022, atrás apenas dos cincos jogos envolvendo a seleção brasileira, e maior do que as finais das Copas de 2014 e 2010.

Na TV, cada ponto equivale a 713.821 espectadores no PNT, a 205.755 na Grande São Paulo e a 124.692 na Grande Rio, segundo dados da Kantar Ibope Media em 2022.

QATAR X RÚSSIA

Ainda sem um balanço estável de todo o torneio, a FIFA tem anunciado números maiores para a Copa no Qatar em relação ao mundial de 2018, na Rússia, ao redor do planeta. Na Ásia, o jogo da fase de grupos entre Japão e Costa Rica, em 27 de novembro passado, atraiu uma audiência média de 36,37 milhões de telespectadores.

Os índices superaram os da virada japonesa sobre a Alemanha na abertura do torneio em mais de 10 milhões de pessoas, e ficaram 74% acima da média de audiência doméstica da fase de grupos durante a Copa do Mundo de 2018.

Em 24 de novembro, na Coreia do Sul, 11,14 milhões de pessoas assistiram à estreia de sua seleção no torneio contra o Uruguai. A transmissão teve um aumento de 97% na audiência da TV em comparação com a média das partidas da fase de grupos da Copa de 2014 e 18% a mais que a de 2018.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem