Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu LGBTQIA+

Cássia Kis perde espaço em 'Travessia' após declarações homofóbicas

Cidália, personagem da atriz na novela de Glória Perez, se esvazia e fica pronta para ser descartada

Cássia Kis, atriz, em cena na novela 'Travessia'
Cássia Kis, atriz, em cena na novela 'Travessia' - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Antes mesmo de "Travessia" estrear e de Cássia Kis se tornar alvo de constrangimento nos bastidores das gravações da produção da Globo, a atriz já anunciara que esta seria sua despedida das novelas. Mas Cidália poderá deixar a trama de Glória Perez bem antes do fim.

No bloco de capítulos entregue pela emissora ao elenco e à equipe de produção, esta semana, Cidália, a babá de luxo de Chiara (Jade Picon), sofre uma notável perda de espaço no enredo, ficando no ponto para ser descartada a qualquer momento.

Procurada pela coluna para comentar o assunto, a atriz foi irônica. "Talvez você esteja sabendo mais do que eu". "E seu jornal fatura com fakes?", quis saber.

Questionada se vem sendo hostilizada no backstage das gravações, após dar declarações homofóbicas Cássia não mais respondeu.

Em uma conversa com a jornalista Leda Nagle, a atriz disse que "não existe mais o homem e a mulher, mas a mulher com mulher e homem com homem. Essa ideologia de gênero que já está nas escolas […] quer destruir a família", completou Cássia.

A frase causou calafrios na maior parte do elenco e da equipe da novela, que já não estava à vontade com Cássia antes mesmo desse episódio. É que ela vinha fazendo campanha por Jair Bolsonaro nos bastidores, tentando persuadir os colegas a votarem como ela.

Ao tomar conhecimento das declarações, a atriz Lúcia Veríssimo publicou uma foto em que aparece beijando Cássia na boca. "Eu era idiota", reagiu a atriz, reforçando o teor homofóbico. Lúcia relatou ter sofrido ataques após a publicação da imagem.

A Globo reagiu com nota de repúdio a qualquer tipo de segregação e preconceito, mas não tomou providências oficiais contra Cássia.

A decisão de reduzir seu papel em "Travessia", feita ainda de forma discreta, facilita a eventual necessidade de urgência de seu desligamento, caso ela venha novamente a se manifestar contra relações homoafetivas.

BOLSONARISTA

Na contramão de 95% dos artistas da emissora, Cássia também vinha fazendo campanha pela reeleição de Jair Bolsonaro e defendia isso nos bastidores da Globo. Independentemente da posição política de seus contratados, a emissora reforçou pedido para que ninguém tratasse de política no ambiente da emissora ou de seus canais.

Cássia já vinha desobedecendo a esta regra, abrindo um precedente na cartilha de normas da empresa, justificativa que só amplia seu desgaste com a emissora. A jornalista Leilane Neubarth foi uma das pessoas que confirmaram o constrangimento ideológico promovido por Cássia nessas ocasiões.

Pouco antes do 7 de Setembro, a atriz convidou as pessoas a fazerem vigília por Nossa Senhora e a louvarem a princesa Isabel e o catolicismo, religião que tem consumido boa parte de seus discursos.

A ordem na Globo é tornar sua participação na história o mais descartável possível, para que ela possa sair ilesa de cena, se for preciso.

A coluna procurou a autora Glória Perez e a Globo, por meio de seu departamento de comunicação, para saber se Cidália seria eliminada da história. A autora não respondeu às mensagens nem atendeu à coluna. Já a emissora assegura que tudo segue normalmente.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem