Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu Eleições 2022 jornalismo

Debate presidencial deixa GloboNews 1.000% acima dos demais canais de notícia

Encontro deu à emissora a sua 2ª maior audiência do ano, perdendo só para início da Guerra na Ucrânia

William Bonner - Fabio Rocha 29.set.2022/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Não foi só a Globo que bateu recordes de audiência com o último debate entre os candidatos à presidência antes da votação em 1º turno, marcada para este domingo (2) em todo o país. A GloboNews também fez história com a cobertura do encontro, ocorrido das 22h29 de quinta-feira (29) até 1h50 de sexta (30).

O canal foi líder absoluto da TV por assinatura nesta quinta-feira, dia 29, fazendo, obtendo sua segunda maior audiência do ano. Perdeu apenas para o dia que marcou o início da Guerra da Ucrânia.

A Central das Eleições, exibida dos Estúdios Globo antes e depois do debate, ficou na liderança durante suas 7 horas de exibição, no ar das 18h às 22h30 e de 1h50 às 4h da manhã. Durante o debate, exibido simultaneamente com a TV Globo, a GloboNews ficou com uma audiência 180% superior acima do segundo lugar, ocupado pelo canal Viva, e mais de 1000% maior do que a soma de todos os canais de notícias concorrentes.

No raking geral da mostra de assinantes de TV, ficou atrás apenas da própria TV Globo, que também transmitia o debate, sob mediação de William Bonner, diretamente dos Estúdios Globo, no Rio.

O encontro deu à TV Globo a maior audiência de um debate de 1º turno em 16 anos, desde 2006, como esta coluna adiantou na madrugada de sexta.

Segundo os números consolidados da Kantar Ibope Media, no PNT --Painel Nacional de TV--, a audiência dobrou na faixa horária, com um crescimento de 100% (+13 pontos), marcando 26 pontos no total. O encontro entre os presidenciáveis foi visto por 58% dos televisores ligados nessa faixa, impactando quase 50 milhões de brasileiros.

No Rio, a audiência também praticamente dobrou: o crescimento foi de 93% (+14 pontos), com 29 pontos e 59% de participação entre as TVs ligadas.

Na Grande São Paulo, região que concentra a maior fatia publicitária do país --e também o maior colégio eleitoral--, o saldo foi de 25 pontos e a Globo foi sintonizada por 52% dos televisores ligados no horário. Na região, o crescimento foi de 79% (+11 pontos) da faixa.

Todos os dados comparativos levam em conta a média das quatro quintas/sextas anteriores no mesmo horário, sob os mesmos parâmetros de região.

O evento mediado por Willian Bonner representou o melhor índice da TV Globo em mais de 18 anos no Rio –desde 2004– e em mais de 11 anos em São Paulo e na média nacional, desde 2011.

QUANTO VALE O SHOW?

De acordo com a Kantar Ibope Media, neste ano, cada ponto de audiência equivale a 713.821 telespectadores no PNT, que soma as 15 regiões metropolitanas de maior consumo do país. Na Grande São Paulo, cada ponto corresponde a 205.755 pessoas, e na Grande Rio, a 124.692.

Cada 30 segundos na faixa que sucede a novela das nove, em rede nacional, custa R$ 311.400 na TV Globo, segundo custo de tabela da emissora, sem considerar os descontos normalmente dados às agências.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem