Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Debate: audiência da Globo supera o dobro do horário e bate recorde em 16 anos

Prévia da medição em São Paulo manteve números próximos aos de 'Pantanal' na primeira hora

Rio de Janeiro 29/09/2022 - Debate dos candidatos a Presidente - Na foto os candidatos Ciro Gomes e Lula (Foto: Reprodução/TV Globo) - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com duração de 3 horas e 20 minutos, das 22h30 de quinta, 29, à 01h50 de sexta, 30, o último debate entre os candidatos à presidência da República antes do 1º turno rendeu à Globo a sua maior audiência no horário desde fevereiro de 2005 no âmbito nacional.

O encontro registrou 25 pontos na prévia de audiência do PNT, Painel Nacional de TV, da Kantar Ibope Média, que mensura as 15 regiões metropolitanas de maior consumo do país. Isso significa, em média, 17,8 milhões de pessoas.

Foi o debate de primeiro turno com maior público desde 2006, quando Luiz Inácio Lula da Silva foi ao segundo turno com Geraldo Alckmin, hoje candidato a vice na chapa do petista, que venceu aquele pleito.

Na Grande São Paulo, o encontro entre Luiz Inácio Lula da Silva, Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Simone Tebet, Soraya Thronicke e Kelmon manteve-se nos 30 pontos de audiência ao longo de seus primeiros 45 minutos. Nesse trecho inicial, o patamar já superou o dobro do saldo obtido na mesma faixa horária na quinta-feira anterior, 22, na mesma região.

Antes que o programa chegasse à sua primeira hora, a audiência já arrefecia, mas mesmo assim se manteve em alta, bem acima da média do horário, com 27 pontos em SP. À 1h, o placar ainda somava 20 pontos.

Segundo dados obtidos da medição da Kantar Ibope Media pelo site TV Pop, no total do horário, a Globo marcou 24,3 pontos de média e foi sintonizada por 49,3% dos televisores ligados. Na mesma faixa, a Record obteve 4,5 pontos, o SBT, 3,6, a Band, 1,2 e a RedeTV!, 0,3 ponto.

Os números são relativos à medição preliminar da Kantar Ibope Media na Grande São Paulo, maior colégio eleitoral do país e região que concentra o maior número de domicílios com TV --cada ponto corresponde a 205.755 telespectadores.

Na quinta-feira anterior, 22 de setembro, essa faixa somou a série "Ilha de Ferro", exibida entre 22h30 e 23h30, que marcou 14,2 pontos em São Paulo, seguida pela série "The Good Doctor", que somou 9,1, e do Jornal da Globo, alvo de 6,3 pontos. As três atrações geraram então uma média de 9,8 pontos.

O patamar de 30 pontos, neste ano, só é comparável aos índices de "Pantanal" e à final do mundial de clubes, ocorrido no início do ano, na Bandeirantes, mas nenhuma das duas atrações foi ao ar de madrugada. Nesta quinta, antecedendo o debate, o capítulo da novela rural marcava 34 pontos em São Paulo quando terminou.

No debate realizado pela Globo às vésperas do primeiro turno de 2018, a Globo obteve 22 pontos de média na Grande São Paulo. Na ocasião, Jair Bolsonaro, já líder nas pesquisas de intenção de votos, não compareceu ao programa, alegando estar se recuperando das complicações que enfrentava após levar uma facada em Juiz de Fora (MG).

Novamente no papel de mediador, William Bonner nunca teve tanto trabalho para conter os candidatos que insistiam em falar fora de seu tempo, interrompendo os adversários. "O seu microfone está fechado porque não é sua vez de falar, candidato Bolsonaro", repetiu Bonner ao atual presidente da República, em mais de uma ocasião.

O jornalista se viu na constrangedora função de alertar os presentes, em várias ocasiões, sobre as regras acordadas por todos para o confronto. E chegou a passar um breve sermão no padre Kelmon, após um bate-boca entre o candidato do PTB e Lula.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem