Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Lu Grimaldi volta aos palcos com monólogo argentino premiado

Atriz pegou no colo o diretor do espetáculo 'Pundonor', Bernardo Bibancos

Os atores Lu Grimaldi e Bernardo Bibancos
A atriz Lu Grimaldi e Bernardo Bibancos, que assina a direção do monólogo 'Pundonor' - Jennifer Glass/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Sucesso na novela "Nos Tempos do Imperador", Lu Grimaldi retorna aos palcos nesta sexta-feira (12) com o monólogo "Pundonor", texto premiado da atriz e dramaturga argentina Andrea Garote.

Quem lhe trouxe a peça foi Benrardo Bibancos, ator e diretor que ela viu nascer e crescer, que agora a dirige em cena. É um encontro de grande celebração, que acontece 30 anos depois de ela carregar Bernardo no colo pela primeira vez.

Lu é madrinha da Turma do Bem, Ong pilotada pelo ortodontista Fábio Bibancos, pai de Bernardo e amigo seu de longa data. A instituição engloba milhares de dentistas voluntários em vários países, levando tratamento dentário a menores, mulheres e trans vítimas de violência doméstica, sem condições de bancar a melhoria de seus sorrisos.

"Pundonor" remete a honra e dignidade.

Durante seus anos de estudo em Buenos Aires, Bernardo, ator, roteirista e mestre em Dramaturgia pela Universidade Nacional das Artes, onde Andrea leciona e coordena a pós-graduação, assistiu à montagem original de "Pundonor", dirigida por seu também professor, Rafael Spregelburd.

Em cena, Lu vive Claudia Pérez Espinosa, uma professora universitária com doutorado em Sociologia que volta ao trabalho após meses de uma licença forçada. Vista como alguém insana por seus colegas e alunos, ela retorna para uma última classe em que usará dos pensamentos de Michel Foucault, sua especialidade, para provar que a loucura talvez seja a mais sã das ideias.

"Um dos aspectos mais angustiantes pra um jovem profissional nessa carreira é a sensação de solidão. Eu fui estudar dramaturgia porque queria escrever meus próprios textos, criar bons personagens para os amigos, encontrar formas coletivas de sustentabilidade. Espero que esse projeto seja o primeiro de muitos!", conta Bernardo.

O texto de Andrea Garrote retoma a discussão sobre a pecha de doida imposta às mulheres para desqualificá-las na sociedade, tema recorrente no trabalho de Lu e já abordado por ela no monólogo "Palavra de Rainha", onde interpretou a Rainha Dona Maria I, "a louca", única mulher a assumir o trono português.

"As minhas escolhas, os caminhos que me interessavam, nunca foram ortodoxos, estáveis, diretos. Essa ideia da ‘louca’ já me perseguiu muito. Hoje, eu considero quase um elogio!" diz Lu, rindo.

"Pundonor" estreia nesta sexta (13) no Campus de Santo Amaro (Rua Isabel Schmidt, 349) da Unisa e servindo como base e tema de sala de aula para os diversos cursos ministrados pela Universidade.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem