Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Fernanda Souza volta à tela em novo reality show de gastronomia

Atriz fala sobre 'Iron Chef', da Netflix, que reúne estrelados chefs de cozinha, aprendizes e artistas

Fernanda Souza e Andressa Cabral
A atriz Fernanda Souza e chef Andressa Cabral apresentam o reality show Iron Chef, na Netflix - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Quem acha que o formato de reality show de culinária e gastronomia está perto do esgotamento talvez desconheça o rol de pesquisas que apontam para a alta atração do público por esse segmento. Nesta quarta-feira (10), mais um exemplar do gênero, com versão produzida no Brasil, chega à tela da TV, via Netflix.

Criado no Japão ainda nos anos 1990, "Iron Chef" ganha sua primeira edição nacional, com apresentação de Fernanda Souze e produção da Endemol Shine, responsável pelo Masterchef Brasil, o mais referendado programa dessa categoria de competição de comida, visto pela Band e pelo Discovery Home&Health.

Satisfeita em voltar ao posto de apresentadora de entretenimento, Fernanda nos conta, em conversa por videochamada, que sua relação com a comida se dá muito mais como consumidora do que como especialista. Cozinhar de fato não é seu negócio, e por isso mesmo a atriz celebra a companhia da chef Andressa Cabral.

"Andressa foi um dos motivos que me trouxe ao projeto. Sou fã de reality e 90% dos meus favoritos são da Endemol. E quando me falaram da Andressa, ganharam meu coração, primeiro porque eu curto encontrar diversidade nos projetos. Isso foi uma chave que virou na minha cabeça e eu faço questão. Nesses últimos anos eu me pautei por isso", conta Fernanda à coluna.

"De repente vem Andressa, com essa troca que a gente teve, porque ela entra na minha área, que é apresentar, e ela me traz pra área dela, que é a gastronomia, e ela me ensina profundamente como uma mulher extremamente potente, inteligente e culta."

Vice-presidente de Criação da Endemol Shine Brasil, Eduardo Gaspar sublinha que a versão brasileira do "Iron Chef" mereceu como cenário uma grande arena, uma remissão à paixão nacional pelo futebol, com ênfase para as torcidas que regem os desafios entre os chamados Iron Chefs e seus desafiadores.

"É uma grande celebração à culinária brasileira", atesta.

Rodrigo Oliveira, chef
O chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, no programa Iron Chef - Divulgação/Netflix

O time de profissionais da cozinha reúne nomes como Bel Coelho, Carole Crema, Fabrício Lemos, Lisiane Arouca, Giovana Grossi, Rodrigo Oliveira e Thiago Castanho. Entre os convidados, teremos Anderson Nunes e Eliana, entre outras grifes.

São oito episódios no total, e Fernanda fez questão de embarcar em um figurino todo brasileiro, com estilistas nacionais a lhe vestir a cada episódio.

"O programa é uma competição em que os chefs desafiantes enfrentam os Iron chefs na preparação de cinco pratos que precisam estar de acordo com o ingrediente secreto de cada episódio. Três jurados irão provar todos os pratos e decidir quem é o vencedor de acordo com os critérios estabelecidos", diz Gaspar.

No episódio final, um chef desafiante batalha contra os cinco Iron Chefs em busca do título.

Fernanda e Edu lembram ainda que as histórias são um mote essencial no programa, unindo repertório e sabor nas competições. "Isso pra mim é fascinante", diz a atriz.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem