Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

'Caminho das Índias': Nívea Maria lembra aprendizado cultural

'Foi um dos trabalhos em que eu mais mergulhei em um universo completamente diferente', diz

Os atores Osmar Prado e Nívea Maria em 'Caminho das Índias'
Osmar Prado e Nívea Maria na novela 'Caminho das Índias' - Reprodução GloboPlay
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mãe da mocinha vivida por Juliana Paes em "Caminho das Índias", Nívea Maria celebra a volta da novela de Glória Perez pela grade do canal Viva. Expressões como "Are Baba" e "Baguan Keliê" coroam a trama que venceu o Emmy Internacional de Melhor Novela de 2009 e trazia no elenco os créditos de Rodrigo Lombardi, Marcio Garcia, Tony Ramos, Osmar Prado, Lima Duarte, Laura Cardoso e Eliane Giardini.

Essa é a primeira exibição do folhetim no Viva. Ao lembrar da produção, Nívea afirma: "'Caminho das Índias' foi, dentro da minha carreira, um dos trabalhos em que eu mais mergulhei fundo em um universo completamente diferente do nosso ocidental."

"Primeiro como uma mulher, matriarca, que tem um comportamento muito específico dentro da sociedade indiana. Ela respeita o marido e a última palavra é dela. Apesar dela parecer submissa, ela tem muita força dentro da família, é agregadora. Me lembro da dificuldade de fazer o figurino dos personagens ficar perfeito. As roupas apresentam detalhes com que os indianos descrevem suas vidas, ali está a religião, as relações humanas, o respeito um pelo outro, e a ostentação, às vezes, pelo excesso de jóias, cores e enfeites."

A atriz menciona ainda que a produção trouxe "uma relação fantástica com o elenco". "Tive o prazer de ter Juliana Paes como minha filha, e a gente ali criou um laço maternal muito lindo. Eu agradeço a Glória Perez pelo convite e parabenizo até hoje esse grande trabalho, que foi não só escrito como realização da direção e com o empenho dos artistas. 'Caminho das Índias' e inesquecível", comenta.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem