Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu jornalismo

Fantástico acompanha visita de Tim Burton a São Paulo

Cineasta conheceu o mural de Luna Bushinelli, inspirado em um desenho seu

O cineasta Tim Burton e o repórter Ernesto Paglia em São Paulo
O cineasta Tim Burton e o repórter Ernesto Paglia em São Paulo - Divulgação/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

Tim Burton, 63, viajou a São Paulo para conhecer o mural de Luna Bushinelli, 24, inspirado em um desenho seu. Criada pela artista plástica brasileira, a pintura foi feita na parede lateral do edifício-garagem Parque 25, na região central da capital paulista.

A visita, realizada na sexta-feira (6), foi acompanhada pelo repórter Ernesto Paglia, 63, para o Fantástico e vai ao ar neste domingo (8), na Globo.

Em dezembro de 2021, quando o "Mural Tim Burton", como a intervenção foi batizada, estava em fase de finalização, o cineasta conversou com a Folha em entrevista por telefone.

"Eu gosto de pegar algo que já tenha uma vibe, um formato próprio, e trabalhar a partir disso. Então quando eu vi uma foto daquele prédio, eu automaticamente pensei nesse robô imenso", contou, sobre a inspiração para o desenho.

Na época, Burton já estava animado para andar pela região da 25 de março, onde várias lojas apresentam chaveiros, camisetas e outros objetos estampados com personagens seus.

"Eu amo esse tipo de lugar, e amo ver a minha arte sendo usada e interpretada de formas diferentes pelas pessoas. Eu mal posso esperar para caminhar por essas ruas", falou.

O artista já tinha visitado o Brasil em 2016, quando veio inaugurar a mostra "O Mundo de Tim Burton", retrospectiva de sua carreira, exposta no Museu da Imagem e do Som.

Paglia conta que Burton adorou o mural e se aproximou várias vezes para vê-lo e fotografá-lo. O repórter relatou ainda que o diretor de cinema tirou fotos de todos os ângulos possíveis.

"Ele abraçou a Luna, fez festa para ela. Eu perguntei: 'e aí, curtiu?' Ele achou demais, encheu a bola dela", conta o jornalista, que também acompanhou, no sábado (7), a visita do cineasta à exposição imersiva "A Beleza Sombria dos Monstros: 13 Anos da Arte de Tim Burton".

A exibição, inaugurada na Oca, ficará aberta ao público deste domingo (8) a 14 de agosto. Confira detalhes sobre a exposição no Guia Folha.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem