Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

'Curral', filme que expõe troca de votos no Nordeste, chega à Netflix

Longa é estrelado por Thomás Aquino ('Bacurau'), que agora grava nova série da Globo

Thomás Aquino no filme 'Curral'
Thomás Aquino no filme 'Curral', que aborda a troca de votos por água no sertão nordestino - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em tempos pré-eleitorais, vale avisar que chegou à Netflix o premiado "Curral", filme que traduz (infelizmente com fidelidade) o que acontece nos rincões do Brasil, onde cada gota d'água vale o compromisso pelo voto.

Primeiro longa-metragem de ficção do diretor Marcelo Brennand, o enredo tem como precedente o documentário "Porta a Porta" (2011), do mesmo cineasta, que acompanhou em 2008 o passo a passo dos candidatos a vereador de Gravatá, no interior de Pernambuco, onde "Curral" também foi rodado.

Durante as eleições, a população local se divide entre as cores Azul e Vermelho, que representam os partidos políticos e lutam pelo poder desde sempre.

O filme é estrelado por Thomás Aquino, de "Bacurau" e "Boca a Boca", Rodrigo Garcia, de "Onde Está Meu Coração", e Carla Salle, que também fez "Onde Nascem os Fortes" e "Onisciente", série da Netflix. O elenco traz ainda José Dumont em participação especial.

​Thomás Aquino interpreta Chico Caixa, um homem humilde recrutado por seu amigo de infância Joel, candidato a vereador, para ajudar na conquista de votos em um importante bairro da cidade.

"O filme aborda várias temáticas, incluindo o abuso e a manipulação em cima das pessoas que são alvos do desconhecimento político", diz o ator, que continua: "Devido a isso, vemos um conflito intenso interno com a própria ética pessoal de Chico Caixa, pois infelizmente precisa entrar nesse jogo pra não sofrer consequências. Mas até onde? Até quando? Como transformar isso? Esse filme traz uma analogia de que é, sim, possível nos erguermos e levantar voz! Principalmente agora em tempos de eleições."

No momento, Aquino grava "Os Outros", nova série de Lucas Paraízo (de "Sob Pressão"), com direção de Luísa Lima (de "Onde Está Meu Coração"), ao lado de nomes como Eduardo Sterblicht, Adriana Esteves e Drica Moraes. Em 30 de junho, ele volta às telonas de cinema em "As Verdades", coprodução do Canal Brasil com a Gullane Filmes.

TROFÉUS NA PRATELEIRA

"Curral" teve sua première mundial na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e já conquistou os prêmios de Melhor Ator (Thomás Aquino) e o prêmio de Melhor Contribuição Técnico-Artística no 46º Festival de Huelva (Espanha), Melhor Longa-metragem de Ficção no Festival de Cinema do Brooklyn (Nova York) e Melhor Ator no 25º Inffinito Brazilian Film Festival.

O longa também participou do Festival du Cinéma Brésilien de Paris e teve uma exibição em Paris no Hotel de Ville de Paris, prédio que abriga as instituições do governo municipal. O convite foi feito pela vereadora parisiense Geneviève Garrigos.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem