Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Racismo estrutural e saúde mental da população preta é tema do Estação Livre

Programa traz reportagens sobre as formas de cuidado com o corpo e a mente

Imagem mostra duas mulheres negras e um homem negro
A antropóloga e psicanalista Jaque Conceição, a apresentadora Cris Guterres e o massoterapeuta Dimas Reis no Estação Livre - Larissa Marques/TV Cultura
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

No Estação Livre desta sexta-feira, dia 1° de abril, Cris Guterres fala sobre como o racismo estrutural afeta a saúde mental da população preta em diferentes níveis. Essa forma de preconceito racial, institucionalizada, pode gerar males mentais e psicológicos, como a ansiedade e a depressão, podendo levar ao suicídio.

No estúdio, Cris conversa com o massoterapeuta Dimas Reis e a antropóloga e psicanalista Jaque Conceição. Segundo ela, a sociedade ainda falha em democratizar informações e acesso à saúde mental. "A compreensão que nós temos de saúde mental é muito reducionista, porque ela está relacionada a um público específico", diz.

Além de colocar em pauta o suicídio, um dos principais problemas de saúde mental, o programa mostra ainda práticas que podem contribuir para o bem-estar físico, mental e social, como a yoga kermética, a cura pela dança e a nutrição, e a medicina ancestral a base de ervas e chás.

Cris apresenta também espaços voltados ao atendimento psicológico por preços acessíveis, como é o caso do Instituto Afro Amparo. O Estação Livre vai ao ar nesta sexta, às 22h, na TV Cultura.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem