Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu LGBTQIA+

Dia da Visibilidade Trans é tema de edição inédita do Estação Livre

Cris Guterres recebe Amara Moira e Alexya Salvador para falarem sobre suas vivências

Estação Livre celebra o dia da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro
Estação Livre celebra o dia da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro; Cris Guterres recebe Amara Moira e Alexya Salvador - Larissa Silva Marques/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

Uma edição inédita do Estação Livre vai ao ar nesta sexta (4), em comemoração ao Dia da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro. Cris Guterres recebe a escritora e professora Amara Moira e a reverenda e coordenadora pedagógica Alexya Salvador.

As convidadas vão falar sobre a realidade de pessoas que convivem com o medo e a ameaça de violência constante que enfrentam no Brasil, o país que mais mata pessoas transgênero no mundo, além de discutirem a falta de oportunidades de trabalho.

"Se você for travesti, independente do que você sonhar, vai bater na sua porta a prostituição, você queira ou não. Mesmo quando você não exerce o trabalho, vão ficar batendo na sua porta, perguntando seu preço", afirma a escritora Amara Moira.

Além da prostituição, o Estação Livre falará sobre a casa de acolhimento Casa Florescer e a igreja trans. "Eu sou uma pessoa desajustada. Quanto mais desajustada eu for, mais eu sinto que Deus pode falar com as pessoas através do meu corpo travesti, do meu corpo transgressor", comenta a reverenda Alexya Salvador.

O programa mostrará ainda histórias inspiradoras, como a do time de futebol de salão T-Mosqueteiros, além de apresentar a primeira mulher transexual a se tornar diretora de uma escola estadual em São Paulo, e a cantora, compositora, atriz e mulher trans, Assucena.

Ainda nesse sentido, Cris comenta com a reverenda a ascensão de mulheres trans a cargos públicos, e Alexya avalia: "Quando a gente vê que os nossos corpos estão ocupando espaços que historicamente nos foram negados, a gente também tem que entender que existe um movimento de mudança. Estamos no ideal? Não sei, mas eu já consigo olhar e ver um futuro".

Apresentado por Cris Guterres, o Estação Livre vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem