Luedji Luna abre a temporada 2022 do Estação Livre, na Cultura
Edição sobre música brasileira e ritmos africanos recebe também Jairo Malta
O Estação Livre exibe seu primeiro programa inédito do ano nesta sexta-feira (21/1), em edição especial sobre música. Cris Guterres recebe a cantora e compositora Luedji Luna e o jornalista da Folha e autor do blog Sons da Perifa, Jairo Malta, para discutirem sobre o atual momento da música brasileira e a influência dos ritmos africanos no Brasil.
"Funk, rap e outros gêneros da música preta não têm a mesma visibilidade que outros ritmos, como o sertanejo e pop. Esse espaço no Estação Livre é importante neste sentido: de valorizar os artistas pretos, dar visibilidade a eles na TV aberta e apresentar artistas periféricos ao público", afirma Malta.
O programa fala ainda sobre a série "Criatividade Tropical: Abre as Portas para o Gueto", disponível gratuitamente no Globoplay, em que Iza compõe músicas em conjunto com nove jovens das periferias e subúrbios do país. A produção, patrocinada por uma marca de cerveja, originou a faixa "Na Atividade".
Ainda durante o programa, a reportagem do Estação acompanha o cantor Rico Dalasam em seu primeiro show desde o início da pandemia de Covid-19, além de convidar o público a um passeio pela Ciclovia Musical, em São Paulo.
A edição conta também a história de Funmilayo Kuti, artista nigeriana com forte influência no afrobeat, e traz uma entrevista com o pianista carioca Jonathan Ferr, que busca popularizar o jazz.
O Estação Livre vai ao ar toda sexta-feira, a partir das 22h, na TV Cultura.
Comentários
Ver todos os comentários