Zapping - Cristina Padiglione

Luedji Luna abre a temporada 2022 do Estação Livre, na Cultura

Edição sobre música brasileira e ritmos africanos recebe também Jairo Malta

Jairo Malta, Cris Guterres e Luedji Luna
Jairo Malta, Cris Guterres e Luedji Luna em edição sobre música do Estação Livre da TV Cultura - Larissa Marques/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

O Estação Livre exibe seu primeiro programa inédito do ano nesta sexta-feira (21/1), em edição especial sobre música. Cris Guterres recebe a cantora e compositora Luedji Luna e o jornalista da Folha e autor do blog Sons da Perifa, Jairo Malta, para discutirem sobre o atual momento da música brasileira e a influência dos ritmos africanos no Brasil.

"Funk, rap e outros gêneros da música preta não têm a mesma visibilidade que outros ritmos, como o sertanejo e pop. Esse espaço no Estação Livre é importante neste sentido: de valorizar os artistas pretos, dar visibilidade a eles na TV aberta e apresentar artistas periféricos ao público", afirma Malta.

O programa fala ainda sobre a série "Criatividade Tropical: Abre as Portas para o Gueto", disponível gratuitamente no Globoplay, em que Iza compõe músicas em conjunto com nove jovens das periferias e subúrbios do país. A produção, patrocinada por uma marca de cerveja, originou a faixa "Na Atividade".

'Criatividade Tropical: Abre as Portas para o Gueto'
Iza colabora com talentos de periferias para a criação da música 'Na Atividade', que reverencia a criatividade brasileira - Divulgação

Ainda durante o programa, a reportagem do Estação acompanha o cantor Rico Dalasam em seu primeiro show desde o início da pandemia de Covid-19, além de convidar o público a um passeio pela Ciclovia Musical, em São Paulo.

A edição conta também a história de Funmilayo Kuti, artista nigeriana com forte influência no afrobeat, e traz uma entrevista com o pianista carioca Jonathan Ferr, que busca popularizar o jazz.

O Estação Livre vai ao ar toda sexta-feira, a partir das 22h, na TV Cultura.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione, 50, é jornalista e escreve sobre assuntos relacionados à televisão. Ela cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Ela passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016), entre outras publicações. Ela também tem o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br), hospedado no site da Folha.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem