Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Centenário da semana de 22 ganha programação na TV Cultura

'Tarsilinha', filme inspirado em Tarsila do Amaral, será exibido logo após estreia no cinema

Tarsilinha interage com personagens brasileiros como o Saci
Tarsilinha interage com personagens brasileiros como o Saci - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

O centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 será tema de uma programação especial na TV Cultura a partir de segunda-feira (7). O canal vai exibir projetos inéditos, filmes e edições temáticas de programas da casa com objetivo de abordar os reflexos, desdobramentos e diálogos gerados durante o evento cultural.

Como fechamento da programação temática, a TV Cultura irá exibir o longa de animação "Tarsilinha" logo após sua estreia nos cinemas.

O jornalista, biógrafo e escritor brasileiro Ruy Castro estará no centro da Roda Viva na próxima segunda-feira (7). Um dos grandes críticos da Semana, o colunista da Folha apresentará sua visão sobre o acontecimento a partir dos livros "Metrópole à beira-mar" e "Vozes da Metrópole", escritos por ele, a partir das 22h.

Já no dia 11 de fevereiro, estreia a série inédita de Miguel de Almeida: "22 Cem Anos Depois". Composta por 22 minidocumentários com duração de dois minutos e meio cada, a produção será inserida ao longo da programação até o mês de abril.

A série tem participação de 22 grandes nomes da cultura brasileira, que falam sobre temas tangenciais e periféricos da Semana de 1922. Ao longo dos programas, serão relembrados artistas como João do Rio, Pixinguinha, Lima Barreto e Câmara Cascudo.

Entre os convidados para narrar os episódios estão Geraldo Carneiro, Ignácio de Loyola Brandão, Silviano Santiago, Arrigo Barnabé, Julio Medaglia, Martinho da Vila, Renato Teixeira, Raul Córdula, Paulo Miklos, Hugo Possolo, Paulo Mendonça, Siron Franco, Fábio Magalhães, Maria Adelaide Amaral, Aguillar, Rappin Hood e Antonio Torres.

Ainda no dia 11, os programas Metrópolis e Entrelinhas ganharão edições especiais, exibidas às 19h20 e às 20h, respectivamente. Enquanto o primeiro, apresentado por Adriana Couto e Cunha Jr., mostrará um diálogo entre a Semana de 22 e artistas que rompem barreiras hoje, o segundo, comandado por Manoel da Costa Pinto, abordará os lançamentos literários sobre o tema.

Pela primeira vez na TV aberta, a Cultura exibirá o filme que José Celso Martinez Corrêa rodou sobre a clássica montagem de "O Rei da Vela", com registros documentais da época, em direção conjunta com o cineasta Noilton Nunes. Vai ao ar no dia 12 de fevereiro, às 22h30.

Outros filmes exibidos serão "Macunaíma", no dia 13 de fevereiro, às 22h30 e "O Homem do Pau Brasil", de Joaquim Pedro de Andrade, às 22h do dia 20.

Para encerrar a programação, a TV Cultura vai exibir "Tarsilinha", longa de animação infantil de Kiko Mistrorrigo e Celia Catunda, produzido pela Pinguim. O filme será transmitido com exclusividade na TV Cultura logo após a estreia nas salas de cinema, prevista para 17 de março.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem