Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Fábio Porchat comanda série para inspirar escolas públicas

Parceria de Porta dos Fundos, Araucária e Canal Futura opera transformações no ambiente do ensino público

Fábio Porchat grava em sala de aula
Fábio Porchat e alunos do CIEP 201 no Desafio Por Um Dia - Laura Campanella/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

Fabio Porchat se une a artistas e estudantes do ensino médio no "Desafio Por Um Dia", programa do Canal Futura em parceria com o Porta dos Fundos e a agência cultural Araucária. Na série, Porchat visita escolas públicas do Rio de Janeiro para desafiar seus alunos a transformá-las em apenas um dia.

Com estreia marcada para as 18h de segunda-feira (7), a produção vai ao ar no Futura e ficará disponível no Globoplay. Ao todo, quatro escolas localizadas em áreas de vulnerabilidade social foram selecionadas em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro —cada uma dá origem a um episódio.

A iniciativa foi criada pela psicóloga e ativista social Chloé d'Archemont e pela agência Araucária com o objetivo de transformar e inspirar a rede pública a superar desafios dentro de suas escolas, e valorizar o setor da educação.

Para somar ao debate e ajudar no desafio, Porchat traz um novo convidado a cada episódio. No primeiro, filmado em uma escola de São Gonçalo, município do Rio, a cantora Lexa ajuda na reforma e na criação de uma sala de dança para os estudantes, além de apresentar uma coreografia inédita com os voluntários.

Mumuzinho, Noemia Oliveira, João Diamante e Marcelo Ment também participam da produção.

"É revigorante e gratificante estar perto de jovens que têm tanta vontade de mudar, crescer, evoluir e que percebem a potência que são", diz Porchat.

"'O Desafio por um dia' desperta o interesse nos jovens da rede pública de serem protagonistas da sua própria escola e, por consequência, da sua história", comenta Chloe D’ Archemont, idealizadora e diretora da parceria.

A iniciativa é uma produção da Fundação Roberto Marinho por meio do Canal Futura, com o intuito de ampliar o incentivo e o debate de pautas sobre educação.

Os episódios serão reprisados no Futura toda quarta, às 9h, quinta, às 13h, e domingo, às 17h30.

Confira a Programação:

07/03 - Reforma da Sala de Dança - Cultura como transformação: Escola CIEP 413 Adão Pereira Nunes - São Gonçalo

14/03 - Criação do Núcleo Africanidades - Diversidade e Cultura Afro: Escola CIEP 201 Aarão Steinbruch - Duque de Caxias

21/03 - Reativar a banda musical - Cultura como transformação: Escola CIEP 382 Aspirante Francisco Mega - Magalhães Bastos

28/03 - Criação de uma horta - Sustentabilidade e alimentação: Colégio Estadual Marechal João Batista de Mattos - Coelho Neto

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem