Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu América Latina

Roberto Birindelli dá adeus a Solano López e vira Gauguin

Ator estrela filme sobre artista francês e narra exposição interativa digital

Frank Spano e Roberto Birindelli
O cineasta Frank Spano e o ator Roberto Birindelli nos bastidores do filme panamenho Gauguin Y El Canal - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nem bem se despediu de Solano López, o presidente do Paraguai na novela "Nos Tempos do Imperador", na Globo, Roberto Birindelli já aparece na representação de outra figura pública histórica. O ator vive Paul Gauguin, artista francês que esteve no Panamá em 1887, no filme panamenho "Gauguin Y El Canal", do cineasta Frank Spano.

A produção rendeu uma exposição com mais de 30 peças de adereços utilizados no filme, com narração do próprio Birindelli, não só em espanhol, idioma do Panamá e do próprio ator, nascido no Uruguai, mas também em francês, língua do personagem agora representado por ele.

"Estou muito empolgado pelo final da novela e de como as coisas como estão indo para o grande embate da Guerra do Paraguai, que independente da narrativa, é uma oportunidade de as pessoas se antenarem sobre o que foi esse genocídio, essa loucura", diz Birindelli à colouna.

"E estou muito feliz com a exposição itinerante pelas alianças francesas do mundo, do material que a gente elaborou pro filme, o "Gauguin". Eu estou só esperando que chegue o filme, que está sendo editado na Espanha. O pessoal que viu diz que está muito legal, tomara que chegue nos festivais", comemora.

"Gauguin - Cinema-Art" estará em cartaz na Aliança Francesa do Panamá (@alianzafrancesadepanama) de 4 a 23 de fevereiro e deve percorrer outras unidades da Aliança Francesa pelo mundo. É um convite para o espectador mergulhar no universo de Gauguin por meio de um passeio interativo com algumas réplicas das obras do artista francês feitas especialmente para a produção.

Roberto Birindelli no filme 'Gauguin Y El Canal'
Roberto Birindelli no filme 'Gauguin Y El Canal' - Divulgação

O longa-metragem de ficção "Gauguin e o Canal" foi escrito e dirigido por Spano, e tem estreia prevista para este ano. O filme foi vencedor do Fundo de Cinema do Ministério da Cultura no Panamá.

Birindelli também estará na 2ª temporada de "Dom", série de Breno Silveira pela Conspiração Filmes para a Amazon, protagonizada por Gabriel Leone, ainda sem data de estreia anunciada.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem