Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Atores dublam suas falas na série 'Passaporte para Liberdade'

Coprodução da Globo com a Sony foi inteiramente gravada em inglês

Rodrigo Lombardi em 'Passaporte para a Liberdade'
'Angel of Hamburg' ou Passaporte para a Liberdade: João Guimarães Rosa (Rodrigo Lombardi ) tem passaporte carimbado. - João Miguel Jr./Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Rodrigo Lombardi e Tarcísio Filho são parte do elenco da série "Passaporte para Liberdade", originalmente chamada como "Anjo de Hamburgo", que dublaram suas próprias vozes para o português, especialmente para a exibição do título, programada pela Globo para estrear no dia 20 de dezembro e ocupar duas semanas da grade de programação, com oito episódios.

Dirigida por Jayme Monjardim, com texto de Mario Teixeira e Rachel Anthony, a produção foi uma parceria inédita entre a Globo e a Sony, tendo sido toda gravada em inglês.

Adotar o inglês como língua original é uma estratégia que atende aos anseios da parceria para o mercado internacional. E como os protagonistas na vida real eram João Guimarães Rosa e Aracy de Carvalho, tão brasileiros quanto Rodrigo Lombardi, não houve necessidade de buscar uma pronúncia perfeita. Uma sujeirinha no sotaque dá até mais credibilidade ao acento.

Baseada em uma história real, a trama mostra a saga de Aracy de Carvalho (Sophie), funcionária do Consulado Brasileiro em Hamburgo durante a Segunda Guerra Mundial, ao driblar barreiras para ajudar famílias judias a escaparem da Alemanha nazista. É quase uma versão de Schindler, o industrial retratado no famoso filme de Steven Spielberg, "A Lista de Schindler" (1993).

O grande escritor brasileiro, à época, era cônsul-adjunto na cidade e os dois se apaixonaram perdidamente. "Pouco se sabe sobre João Guimarães Rosa. Me baseei, então, em suas atitudes e criei um João que amparasse Aracy. Essa sim era sua função na trama. ‘Passaporte para Liberdade' é sobre uma mulher forte, que se doou, privando-se dos prazeres pessoais' em prol da humanidade", conta o ator.

O enredo se desenvolve a partir da convocação de João Guimarães Rosa (Lombardi) para ocupar o cargo de cônsul-adjunto do Brasil em Hamburgo. Logo em seu primeiro dia de trabalho na nova cidade, o brasileiro recém-chegado conhece Aracy --e se encanta por ela na mesma velocidade.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem