Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu mostra de cinema

Atores encabeçam campanha e documentário contra violência psicológica

Abuso não é Arte! nasceu de apoio a Denise Weinberg, mas movimento não cita Fátima Toledo

mulher sobre fundo negro
Denise Weinberg encena o monólogo 'Uma Aventura Parisiense', inspirada num conto de Guy de Maupassant, na Mostra de Repertório Online do Grupo Tapa - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Além de um documentário em realização por Luciana Sérvulo da Cunha para discutir a violência psicológica de modo geral, em todas as suas formas e aspectos, uma campanha toda focada nesse contexto dentro da dramaturgia será lançada no dia 25, intitulada Abuso não é Arte! O doc também contemplará a questão artística, mas discutirá o assunto por um espectro mais amplo, inclusive como origem de feminicício e violência doméstica.

O movimento Abuso Não é Arte! nasceu do apoio a Denise Weinberg, atriz que resolveu contestar o ator e diretor Wagner Moura quando ele defendeu, em entrevista ao Roda Viva, o trabalho da preparadora Fátima Toledo, profissional que trabalhou em alguns dos maiores filmes do cinema nacional e recentemente ensaiou os atores do elenco de "Marighella".

Toledo, que até então estava calada diante dos jornalistas que a procuraram para se manifestar, disse em entrevista ao site F5 que vai entrar na Justiça: "Me deparar com uma cruzada vil de tentativa de destruição de minha reputação com base em mentiras, corroboradas por uma corrente de cancelamento partindo de pessoas que não conhecem meu trabalho, certamente será objeto de medidas judiciais cabíveis", afirmou.

Em texto publicado nas redes sociais do amigo Luiz Antônio Rocha, diretor de teatro, Weinberg disse: "Wagner Moura, com todo respeito, apesar de você morar em Los Angeles, a pior cidade do mundo para atores de teatro e do oficio, talvez seja boa pra ganhar dinheiro, não posso deixar batido sua opinião no Roda Viva, sobre Fátima Toledo, (preparadora de elenco, hein?), uma pessoa do mal, que não entende nada sobre nosso oficio, que me provocou uma hemorragia muito séria por suas condições barbaras de treinamento, dignas de uma fascista e torturadora, não consigo entender sua defesa por esse ser que deveria e já está fora do nosso meio, graças a Deus".

Um abaixo-assinado com mais de 200 nomes, no entanto, não menciona nominalmente a preparadora de elenco. Segundo Luciana, a campanha e o documentário tampouco pretendem promover um "cancelamento" de Toledo, como tentam alegar os defensores da preparadora, pois a ideia passa longe de fulanizar o assunto: a ideia é discutir mais a fundo as práticas adotadas na preparação de atores para determinado trabalho e a necessidade de processos violentos, uma prática que tampouco nasceu com Toledo e já cruzou o caminho de diretores bastante celebrados, do teatro ao cinema, passando pela TV.

DUELO

Atores como Bruno Gagliasso e Wagner Moura defendem Fátima Toledo, em reação ao movimento Respeito em Cena, que soma mais de 200 nomes em carta manifesto, como Paulo Betti, Maeve Jinkings, Mônica Torres e Caco Ciocler. O nome de Fátima, no entanto, convém repetir, não é citado nesta carta.

Isso justifica inclusive a presença de vários nomes no manifesto que nunca trabalharam com Toledo, mas estão atentos à questão por conhecerem casos diversos em que a violência piscológica é adotada como processo da preparação de atores. Não é uma discussão simples nem se encerra em determinado profissional, alegam seus realizadores.

Confira abaixo o manifesto contra a violência psicológica em cena:

"ABUSO NÃO É ARTE!

Estamos juntas, juntos, juntes e exigimos Respeito em Cena e fora dela!

Arte é ofício de todo dia. Artista é sinônimo de jornada de vida que se faz de peito e coração abertos. Somos, sentimos, pulsamos e entendemos o mundo com o coração. Ele é a matéria-prima do nosso exercício artístico e assim, por séculos, temos feito o público rir e chorar, inspiramos, emocionamos, encantamos e transformamos.

Cada artista é única, único, possuidora e possuidor de múltiplas habilidades, conhecimentos e genuína criatividade. O trabalho com atores e atrizes exige delicadeza e responsabilidade. Quando uma ou um artista entra em seu espaço de estudo, ensaio e trabalho, seja na televisão, no teatro, em um picadeiro, no cinema ou em sala de aula, ela ou ele deve se colocar disponível ao processo de criação sem amarras e resistências, pois é em um estado de abertura e entrega que a criatividade e a inspiração nascem. É dentro desse cotidiano profissional e de formação que, infelizmente, tem sido comum lideranças praticarem abusos contra artistas sejam elas e eles iniciantes ou já estabelecidas (os) em suas carreiras. Uma ou um diretor, preparador ou preparadora de elenco, produtor ou produtora ou qualquer outra liderança não deve ultrapassar limites invadindo o corpo físico e emocional de artistas e de sua intimidade, transformando o processo de criação em um espaço abusivo de imposições e intimidações.

A violência psicológica provoca traumas, deixa sequelas e marcas psíquicas profundas, prejudica carreiras e afeta de forma nociva vidas pessoais e familiares. O processo criativo deve ser estimulado e facilitado pelas lideranças em uma dinâmica de coparceria com as/os artistas, preservando sua autonomia, integridade, saúde física e emocional, inteligência e liberdade de criação.

Como performers e trabalhadoras e trabalhadores da cultura, podemos viajar da tristeza para a alegria, da fúria para o sossego, da sombra para a luz em um ato de entrega permeado de coragem, nos despindo de nossa identidade para dar vida a novas histórias e personagens. Nossos corpos precisam ser zelados, nossos corações assegurados e ancorados.

Deste modo, a RESPEITO EM CENA e nós, ARTISTAS, trabalhadoras e trabalhadores da cultura manifestamos nossa solidariedade à respeitada atriz Denise Weinberg e a todas as pessoas que já sofreram abusos e assédios de qualquer tipo no meio artístico e fora dele e reiteramos nosso repúdio contra todo e qualquer método invasivo. Queremos também alertar jovens atores, atrizes, diretoras e diretores, produtores e produtoras, preparadores e preparadoras sobre um importante aspecto da nossa profissão: não precisamos pegar em fio desencapado para fazer bem um papel.

Que saia de cena o desrespeito e a violência!

Nunca mais queremos ver esse filme em nossas vidas no qual o desrespeito e a impunidade são protagonistas. Que os holofotes iluminem novas relações pessoais e de trabalho com mais respeito, amor e liberdade!

1. Luciana Sérvulo da Cunha, Documentarista, Produtora, Diretora Artística e Coordenadora da Respeito em Cena

2. Cristina Pereira, Atriz

3. Mônica Torres, Atriz

4. Paulo Betti, Ator e Diretor

5. Ricardo Petraglia, Ator

6. João Signorelli, Ator

7. Aramis Trindade, Ator e Diretor

8. Guta Stresser, Atriz e Diretora

9. Álamo Facó, Ator e Autor

10. Carla Faour, Roteirista

11.Ernani Moraes, Ator

12. Ora Figueiredo, Ator

13. Dadá Coelho, Roteirista e Atriz

14. Marcos Breda, Ator

15.Tadeu Di Pyetro, Ator

16. Ernesto Piccolo, Diretor e Ator

17. Daniel Dantas, Ator

18. Roberto Frota, Ator

19. Mariana de Moraes, Atriz e Cantora

20. Geraldo Carneiro, Escritor

21. Itala Nandi, Atriz

22. Gisele Fróes, Atriz

23. Betty Erthal, Atriz

24. Suzy Rêgo, Atriz

25. António Calloni, Ator e Escritor

26. Giuseppe Ouristanio, Ator

27. Bete Mendes, Atriz

28. Letícia Isnard, Atriz

29. Daniel Satti, Ator

30. Filomena Mancuzo, Atriz e Podutora

31. Cássio Scapin, Diretor e Ator

32. Wanderley Gomes, Figurinista e Ator

33. Kika Cunha, Diretora de Fotografia.

34. Karla Conca, Atriz, Palhaça, co fundadora do grupo de palhaças As Maria Graças

35. Ângela Vieira, Atriz

36. Mário Borges, Ator

37. Stela Freitas, Atriz

38. Nena Inoue, Diretora, Produtora e Atriz

39. Rodolfo Mesquita, Ator

40. Isaac Bernart, Diretor e Ator

41. Isio Ghelman, Ator

42. Ruben Gabira, Ator

43. Artur Luanda Ribeiro, Diretor e Ator

44. Alessandra Negrini, Atriz

45. Dani Barros, Atriz

46. Cícero Belém, Ator, Diretor e Professor

47. Ricardo Kosovski - Ator

48. Paulo Gorgulho, Ator

49. José de Abreu, Ator

50. Tainá Muller, Atriz

51. Analu Prestes Atriz

52. Hilton Castro, Ator

53. Marcello Escorel, Ator

54. Ariel Moshe, Diretor e Ator

55. Fernando Pavão - Ator

56. Mariana Muniz - Atriz e Bailarina

57. Débora Lamm, Diretora e Atriz

58. Paulo de Pontes, Ator

59. Pedro Kosovski, Diretor Cênico, Ator e Professor

60. Michele Boeche, Atriz

61. Antônia Peregrino, Roteirista e Produtora

62. João Pedro Zappa, Ator

63. Augusto Madeira, Ator

64. Gil Hernández, Ator

65. Eliana Caruso, Produtora

66. Bruno Garcia, Ator e Diretor

67. Eliete Cigaarini, Atriz e Diretora Teatral

68. Claudia Alencar, Atriz

69. Inez Viana, Diretora e Atriz

70. Isabel Gomide, Atriz

71. Paulo Miklos, Ator e Músico

72. Cristina Flores, Atriz

73. Estrela Straus, Preparadora de Elenco

74. Amanda Gabriel, Preparadora de Elenco

75. Leona Cavalli, Atriz

76. Bruna Magnes, Atriz

77. Fabrício Boliveira, Ator

78. Chica Portugal, Diretora e Atriz

79. Américo Córdula, Diretor e Ator

80. Ary França, Ator

81. Marcela Casagrande, Atriz e Jornalista

82. Marcelo Médici, Ator

83. Fernando Alves Pinto, Ator e Músico

84. Fabiula Nascimento, Atriz

85. Ilana Kaplan, Atriz

86. Ricardo Ratsan, Ator

87. Maria de Médici, Diretora

88. Leandro Lima, Ator

89. Maria Gal, Atriz e Produtora

90. Alessandra Tosi, Diretora de Elenco

91. Herson Capri, Ator

92. Veridiana Toledo, Preparadora de Elenco Infantil e Atriz

93. Evandro Mesquita, Ator e Músico

94. António Carlos de Almeida Castro, (Kakay) Advogado

95. Caroline Oliveira, Advogada e voluntária da RESPEITO EM CENA

96. Larissa Maciel, Atriz

97. Pedro Fortini, Editor e Jornalista, voluntário da RESPEITO EM CENA

98. Veronica Debom, Atriz

99. Vitor Thire, Ator

100. Guilhermina Libanio, Atriz

101. Betty Gofman, Atriz

102. Suzana Saldanha, Atriz

103. Glicério do Rosário, Ator

104. Christiano Torreão - Ator e Diretor

105. Ricardo Conti - Ator e Preparador de Elenco

106. Raissa Starepravo - Atriz.

107.Marcus Jardym - Ator, Diretor e Roteirista

108. Anna Bittencourt - Atriz

109. Vandré Silveira – Ator

110. Hamilda Bastos - Atriz

111. Nair Sousa - Atriz e Diretora Sated/SC

112. Rejane Faria - Atriz e Diretora

113. Erika Puga – Atriz

114. Christian Malheiros – Ator

115. Vanessa Prieto - Atriz, Diretora e Roteirista

116. Bruno Hoffmann – Ator

117. Cibele Santa Cruz – Diretora de Elenco

118. Anna Luiza Paes de Almeida – Diretora de Elenco

119. Deborah Carvalho – Diretora de Elenco

120. Luiza Rossini – Diretora de Elenco

121. Carla Chueke – Diretora de Elenco

122. Alice Wolfenson – Diretora de Elenco

123. Junior Prado – Diretora de Elenco

124. Pia Manfroni - Atriz

125. Thelmo Fernandes – Ator

126. Patricia Andrade - Roteirista

127. Vivi Oliveira – Atriz e Produtora

128. Anna Cotrim – Atriz

129. Fernanda Ranieri – Diretora de Elenco

130. Isabela Garcia, Atriz

131. Beatrice Sayd, Atriz

132. Caco Ciocler, Diretor e Ator

133. Ary Coslov, Diretor e Ator

134. Fernanda Ranieri – Diretora de Elenco

135. Samuel de Assis , Ator

136. Lorena Comparato, Atriz e Produtora.

137. Jeniffer Dias, Atriz e Produtora.

138. Ângela Câmara, Atriz

139. Antônio Gilberto, Diretor

140. Gilberto Douma, Escritor e Professor

141. Alice Borges, Diretora e Atriz

142. Marcelo Marques, Cenografo e Figurinista

143. Alessandro Moussa - Ator

144. Bruno Roma - Ator

145. Cacá Fonseca - Agente Artística e Atriz

146. Camila Castro - Atriz

147. Cyria Coentro – Atriz

148. Dani Guimaraes - Atriz, cantora e compositora

149. Daniel Braga - Ator, Diretor, Escritor.

150. Fernanda Rocha, Atriz e Preparadora de Elenco

151. Gabriel Borsatto - Ator

152. Gel Muzzilo - Diretora de Elenco e Agente

153. Gringo Starr - Ator, Preparador e Diretor de Atores (SATED-SC) e SINTRACINE).

154. Guenia Lemos - Atriz

155. Ivana Bigio Spach – Advogada

156. Lucas Oranmian- Ator

157. Marco Bravo – Ator

158. Marília Milanez - Produtora Cultural

159. Marrara Mara, Atriz, Bailarina e Agente

160. Michele Benassi, Atriz e Presidente em exercício do Sated/SC

161. Olivia Araújo- Atriz

162. Pedro Inoue - Ator

163. Raquel Rizzo - Atriz

164. Renato Novaes - Ator

165. Simone Hidalgo, Atriz e Diretora.

166. Wlady - Ator, Dir.Produçao, Art.Plastico e ADM

167. Dorberto Carvalho, Presidente do SATED-SP

168. Felipe Vidal, Diretor, Ator, Professor e Preparador de Elenco

169. Raissa Gregori, Atriz, Diretora e Preparadora de Elenco.

170. Tomás Rezende , Diretor, Ator, Professor e Preparador de Elenco

171. Tatiana Muniz, Preparadora de Elenco

172. Samantha Maneschi, Atriz, Professora e Preparadora de Elenco.

173. Leonardo Lacca, Diretor, Roteirista e Preparador de Elenco

174. Mell Mariah, Atriz, Professora e Preparadora de Elenco

175. Michel Dubret, Diretor e Preparador de Atores

176. Maria Beta Perez, Preparadora de Elenco e Atriz

177. Fernanda Rocha, Atriz e Preparadora de Elenco

178. Pedro Freire, Diretor e Roteirista

179. Isadora Ferrite, Atriz, Diretora e Preparadora de Elenco

180. Nara Chaib Mendes, Atriz, Roteirista e Preparadora de Elenco

181. Alethea, Preparadora de Elenco

182. Fábio Leal, Diretor, Roteirista, Ator e Preparador de Elenco

183. Chia Rod riguez, Atriz, Diretora e Preparadora de Elenco

184. René Guerra, Cineasta e Preparador de Elenco

185. Márcia Godoy dos Santos, Psicopedagoga e voluntária da RESPEITO EM CENA

186. Adriana Rosa, Socióloga, Especialista em Políticas Públicas, Diretora de Assuntos Internacionais do FMM ( Fórum de Mulheres do Mercosul) e voluntária da RESPEITO EM CENA

187. Arthur de Souza, Psicólogo, voluntário da RESPEITO EM CENA

188. Elaine Azevedo e Silva, Produtora

189. Sérgio Sérvulo da Cunha, jurista, voluntário da RESPEITO EM CENA

190. Jitman Vibranovski, Diretor, Autor e Ator

191. Walie Ruy, Atriz, Professora e Preparadora de Elenco

192. Michelle Boesche, Atriz, Professora e Preparadora de Elenco

193. Camila Curty, Diretora, Atriz, Professora e Preparadora de Elenco

194. Pablo Cortez, Diretor, Ator, Professor e Preparador de Elenco

195. Viviane Ribeiro, Aromaterapeuta, Voluntária da ONG RESPEITO EM CENA

196. Clara Averbuck, Roteirista

197. Moacir Chaves, Ator e Diretor

198. Mônica Biel, Atriz

199. Jaqueline Winter, Atriz e Escritora

200. Noemi Araújo, Psicanalista e Voluntária da RESPEITO EM CENA

201. Dani Ornellas, Atriz

202. Maeve Jinkings, Atriz

203. Vanja de Freitas, Atriz e Desenhista

204. Heitor Martinez, Ator

205. Mariene de Castro, Cantora, Atriz e Embaixadora da RESPEITO EM CENA

206. Cristiane Tricerri, Atriz

207. Paula Canto, Arte Educadora e Voluntária da RESPEITO EM CENA

208. Mouhamed Harfouch, Ator

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem