Cabelo, Make & Mais

Cuidados com a área dos olhos: Veja como suavizar rugas, flacidez e olheiras

Dicas dos dermatologistas e nove produtos que podem ajudar

Cuidados para a pele do rosto
Cuidados para a pele do rosto - puhhha - stock.adobe.com
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ela é delicada, tem uma pele mais fina que qualquer outra área do corpo. Ao mesmo tempo, vive em movimento: piscamos, sorrimos, franzimos, exigimos um esforço contínuo da área dos olhos.

O resultado dessa equação que não fecha –máxima exigência, pouca resistência natural– é que as pálpebras costumam entregar a idade bem cedo. Mas, desde que se tome alguns cuidados, dá para frear o processo e até para suavizar sinais já instalados.

Confira o que quatro dermatologistas me contaram sobre o assunto e aproveite para checar a seleção de cosméticos e cosmecêuticos que fiz para acompanhar suas ótimas dicas.

Hidrate continuamente

“A pele da área dos olhos, além de mais fina, é mais sujeita ao ressecamento, o que faz com que sofra ainda mais com as agressões externas”, explica a dermatologista Maria Bussade.

Utilizar produtos que mantenham a região hidratada e nutrida evita que esse ressecamento ocorra ou se acentue, e também contribui para manter a flexibilidade e a resistência da pele. Aplique com movimentos delicados e use ao menos duas vezes por dia, pela manhã e à noite.

Escolha um produto específico

Em tese, usar um hidratante para o rosto na área dos olhos é possível, desde que o produto não inclua ativos mais potentes, com ácido retinóico ou ácido salicílico.

“Porém, é sempre preferível optar por fórmulas específicas para as pálpebras, pois elas passam por testes oftalmológicos”, esclarece a dermatologista Silvia Zimbres. Ou seja, o fabricante avalia e atesta que elas podem ser usadas sem riscos nessa região.

Escolha a formulação mais adequada

Alguns ativos são especialmente interessantes para tratar a área dos olhos. É o caso do ácido hialurônico, que hidrata e tem efeito preenchedor, ou seja, deixa as linhas menos evidentes.

“As ceramidas agem preenchendo o espaço entre as células da epiderme e isso faz com que a pele ganhe um aspecto mais uniforme e mais bonito”, diz o dermatologista Luís Pascoal. O esqualano é altamente hidratante. Alguns óleos vegetais, como o de rosa mosqueta e o de semente de uva, trazem emoliência e contribuem para dar flexibilidade. E peptídeos têm ação tensora imediata – a pele fica temporariamente mais esticada.

Certas substâncias ácidas, como o ácido biônico e a gluconolactona (ambos da família dos poli-hidroxiácidos), até podem ser utilizadas para minimizar linhas à volta dos olhos e olheiras.

Elas são mais suaves do que ácidos mais conhecidos, com o retinóico e o glicólico, mas mesmo assim podem causar uma leve irritação, principalmente no início do tratamento. “Recomendo que os pacientes os utilizem em dias alternados, pois isso faz com que a pele desenvolva tolerância a esse tipo de componente”, explica Silvia Zimbres. “Após algumas semanas, o uso pode passar a ser diário.”

“Antioxidantes também são muito úteis”, esclarece a dermatologista Amanda Carniello. Vitamina E e chá  verde, entre outros ativos do tipo, ajudam a blindar a pele contra a ação nociva dos raios solares.

Aplique acima e abaixo do olho

Tanto a pálpebra de cima como a de baixo precisam de cuidados. Então, o ideal é estender a aplicação do produto para as duas áreas. “Só evite a pálpebra móvel, ou seja, a área que recobre o olho”, indica Luís Pascoal.

Além de cuidar, proteja

Os raios solares acentuam olheiras e têm relação direta com o surgimento da flacidez e das rugas. Para minimizar sua ação, use óculos de sol sempre. E se tiver olheiras muito marcadas, vale aplicar filtro solar sobre elas, apenas tome dois cuidados.

O primeiro é escolher uma formulação com filtros físicos (dióxido de titânio e óxido de zinco são os principais), pois protetores que incluem filtros químicos têm mais chance de provocar irritação ocular. O segundo é não passar o produto além das olheiras. Se ele chegar muito perto da linha dos cílios, pode acabar escorrendo para os olhos, provocando incômodo.

Cabelo, make & mais

Maria Cecília Prado (@mceciliaprado) é jornalista especializada em beleza, lifestyle e consumo. Foi editora nas revistas "Elle", "Claudia" e "Estilo" e escreveu o livro a "Beleza dos Signos". Atua como consultora, desenvolve conteúdos customizados e coordena o site "Beauty Editor", referência em tendências, notícias de beleza e reviews de produtos.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem