Cabelo, Make & Mais

Beleza de passarela: as inspirações que vêm da SPFW

Maquiagem rosada, boca glossy e muito brilho estão entre elas

O brilho se estende pelo rosto, pelos ombros, pelo corpo inteiro, como no beauty look de Isaac Silva
O brilho se estende pelo rosto, pelos ombros, pelo corpo inteiro no beauty look de Isaac Silva - Zé Takahashi/Fotosite
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

 

Sim, os tempos são de liberdade total e de tendências se sucedendo em ritmo alucinante na timeline do Instagram. Mas nem por isso as passarelas perderam o papel de anunciar o que vai ser desejo nas próximas temporadas.

Mal terminou a edição 48ª da São Paulo Fashion Week e já temos belezas cobiçadas no horizonte, além de algumas loucurinhas (sempre presentes nos desfiles) para nos surpreender e fazer pensar. Do rosa usado das mais diferentes formas à volta do gloss labial, confira o que fez os corações das fashionistas– e das loucas por cabelo e maquiagem– baterem mais forte nesta semana de moda.

MAQUIAGEM ROSADA

Na pele, nas pálpebras, até mesmo nos cílios. Rosas com fundo quente, eventualmente derivando para o coral, surgiram na maquiagem de desfiles como Aluf (assinada por Mika Safro), Fernanda Yamamoto (criação de Marcos Costa) e Pat Bo (elaborada por Daniel Hernandez). E provaram que o tom a-) funciona para todas e b-) embeleza sempre, mesmo quando utilizado de uma maneira mais conceitual. O que não rolou foi rosa cintilante – no geral, os maquiadores preferiram o acabamento cremoso ou opaco.

 

CABELO MOLHADO

No backstage do desfile de João Pimenta, o cabeleireiro e maquiador Celso Kamura decretava: uma era de cabelos molhados está vindo por aí. Alguns shows depois, na passarela de Lino Villaventura, o penteado elaborado por Marcos Costa confirmava a tendência. Prepare o gel (ou a pomada de efeito “glossy”) e o pente fino e vá treinando. Coques e rabos de cavalo com esse tipo de efeito estão logo ali, virando a esquina.

CÍLIOS COLORIDOS

A brincadeira apareceu nos desfiles da Aluf e de Lucas Leão, ambos assinados por Mika Safro. Colorir – ou então branquear – os cílios deixa o olhar super diferente e traz um toque irreverente para a maquiagem. Já que máscara para cílios beeeem colorida dificilmente é encontrada por aqui, a solução para fazer igual é seguir o exemplo da maquiadora: usar pigmento na forma de pasta (no caso de Mika, o Aquacolor, da Kryolan) para dar o tom desejado aos fios.

MUITO BRILHO

No canto interno do olho e em pontos estratégicos, como nas maquiagens de Ellus (por Robert Estevão) e de Gloria Coelho (por Monique Couto), ou se estendendo de forma despudorada pelo rosto, pelos ombros, pelo corpo inteiro, como no beauty look de Isaac Silva (por Ziel Moura), o iluminador – aqui vai uma redundância – brilhou com toda força nesta semana de moda. Quem quiser embarcar na tendência está com sorte: não faltam iluminadores incríveis, como os da Becca, os da Too Faced, os da Shiseido, os da Océane e os da Bruna Tavares, disponíveis nas perfumarias.

GLITTER CHIC

E por falar em brilho, uma versão soft de glitter também deu as caras nesta SPFW. No look da Aluf (por Mika Safro), um gloss com partículas fininhas finalizou os lábios das modelos. Na beleza de Fabiana Milazzo (por Rodrigo Costa), esse véu de luminosidade extra apareceu não só na boca, mas por toda a pele.

BOCA GLOSSY

Gloss, aliás, está em alta no momento. Além de surgir na versão com glitter delicado, veio puro nas maquiagens de Lilly Sarti (por Cris Biato) e Neriage (por Vanessa Rozan) e deu acabamento a uma boca vermelha na passarela de Reinaldo Lourenço (Dindi Hojah). Efeito vitrificado voltando com tudo – e deixando o batom mate meio de ladinho nesta temporada.

LICENÇAS POÉTICAS

Em paralelo às maquiagens e cabelos usáveis, loucurinhas proliferaram nas produções. Entre erros e acertos, destaque para as belezas poéticas de Angela Brito (por Mika Safro), Apartamento 03 (por Rodrigo Costa) e Lino Villaventura (por Marcos Costa). A primeira incorporou flores frescas em um visual inesperado e delicado. A segunda bebeu na fonte do teatro kabuki e impactou a plateia. Impacto igualmente causado pela terceira, com a combinação de cores fortes e um acabamento plastificado dado por máscaras faciais.

Em tempo: dê uma nova olhada nas imagens que ilustram este best of da SPFW e confira como estamos passando por um momento de grande destaque do blush. Aplicado de forma orgânica, ele apareceu em tons de rosa, vermelho, bronze... Sempre imprimindo frescor e sensualidade no visual.

Cabelo, make & mais

Maria Cecília Prado (@mceciliaprado) é jornalista especializada em beleza, lifestyle e consumo. Foi editora nas revistas "Elle", "Claudia" e "Estilo" e escreveu o livro a "Beleza dos Signos". Atua como consultora, desenvolve conteúdos customizados e coordena o site "Beauty Editor", referência em tendências, notícias de beleza e reviews de produtos.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem