Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Biblioteca da Vivi

Discípulo de Paulo Coelho lança desfecho de série best seller

Escritor de fantasia Raphael Draccon estreia quarto e último volume de 'Dragões de Éter'

O escritor Raphael Draccon lança o desfecho de sua saga de fantasia
O escritor Raphael Draccon lança o desfecho de sua saga de fantasia - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aos 40 anos, o escritor e roteirista de ficção brasileiro Raphael Draccon é hoje um dos principais nomes da literatura de fantasia do país. E acaba de lançar o desfecho de sua maior saga: "Estandartes da Névoa" (512 págs., Melhoramentos), o quarto da série "Dragões de Éter". Desde o lançamento do primeiro livro, em 2007, a trilogia já vendeu mais de 500 mil exemplares.

Agora, após um intervalo de mais de 10 anos, Draccon traz respostas para algumas dúvidas que ficaram no ar e o desfecho de personagens amados, como Axel Branford, Maria Hanson e Livith. Além disso, o novo livro revela enfim a identidade da Virgem de Trigger, destinada a gerar o novo Merlin, bem como a ascensão do verdadeiro Pendragon, além de trazer à tona o Continente Nascente, um mundo desconhecido, com seus povos e perigos.

"Como a história se passa cinco anos após o final de 'Círculos de Chuva', assim como os leitores, os personagens cresceram, evoluíram, e agora encaram suas responsabilidades de uma maneira diferente da que fariam antes. Perguntas como quem é o verdadeiro Pendragon, o que significam os dragões de éter, ou o que aconteceu com o casal Axel Branford e Maria Hanson são totalmente respondidas, e o que o leitor pode aguardar é aquele que considero meu melhor livro", afirma Draccon.

Ariane Narin, a personagem que abre o livro como uma menina, é a mesma personagem responsável pelo maior desfecho da saga, agora como uma mulher. É através dela que o livro e o narrador abrem as portas da fantasia de uma maneira que a saga jamais havia feito antes. Além disso, há a adição de uma personagem criada inspirada nos leitores da série, que busca seguir os passos do agora cavaleiro João Hanson.

Amigo pessoal do escritor Paulo Coelho (foi ele quem lhe apresentou a sua mulher), Draccon vê no escritor best seller uma inspiração para sua carreira. "O Paulo é um autor conectado com as mudanças do mundo, incluindo as novas gerações de escritores que têm surgido", avalia, citando ainda o jovem escritor Raphael Montes como outro destaque do atual cenário literário nacional. "Faz um trabalho excepcional para expandir o gênero do thriller nacional, principalmente a partir de 'Dias Perfeitos'", completa.


E conta que, para o escritor jovem de hoje, o mais difícil é a escassez cada vez maior de livrarias e a competição com outras mídias. "As pessoas liam muito no caminho para o trabalho, fosse ônibus, trem, metrô, balsa. Havia o costume do jornal impresso e das revistas de banca de jornais", relembra. Draccon.

"Hoje em dia, a atenção que ela dedicava ao livro na viagem disputa com as redes sociais e as dezenas de opções que os streamings oferecem. Na prática, isso quer dizer que o livro desse autor jovem precisa ser tão bom e viciante, que a pessoa vá deixar de assistir a um episódio da série preferida dela para continuar a ler aquela história."

MAIS VENDIDOS

FICÇÃO
1 "Corte de Espinhos e Rosas", de Sarah J. Maas (Record)
2 "A Garota do Lago", de Charlie Donlea (Faro)
3 "O Refúgio" (Intrínseca)
4 "Livre Cinquenta Tons de Liberdade Pelos Olhos de Christian" (Intrínseca)
5 "Torto Arado", de Itamar Vieira Júnior (Todavia)

NÃO FICÇÃO
1 "Escravidão - Volume 2", de Laurentino Gomes (Globo Livros)
2 "Mulheres que Correm com Lobos", de Clarissa Pinkola Estes (Rocco)
3 "Vade Mecum 2021 Saraiva" (Saraiva)
4 "Escravidão - Volume 1", de Laurentino Gomes (Globo Livros)
5 "Combate Estelar Guardians of the Galaxy", de Marvel (Melhoramentos)

AUTOAJUDA
1 "Ansiedade", de Augusto Cury (Benvirá)
2 "Minutos De Sabedoria (Simples)", de Carlos Torres Pastorino (Vozes)
3 "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas", de Dale Carnegie (Sextante)
4 "A Coragem de Ser Imperfeito", de Brené Brown (Sextante)
5 "O Milagre da Manhã", de Hal Elrod (Best Seller)

Fonte: Livrarias Saraiva (de 6 a 12.mai.2019)

Biblioteca da Vivi

Vivian Masutti, 35, é jornalista formada pela Cásper Líbero e bacharel em letras (português e francês) pela USP (Universidade de São Paulo), onde também cursou a Faculdade de Educação e obteve licenciatura plena em língua portuguesa. No Agora, é coordenadora da Primeira Página.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem