Bate-Papo na Web

Saiba como deixar as conversas particulares ocultas no Messenger ou arquivadas no WhatsApp

Recurso evita que fiquem bisbilhotando suas conversas no celular

Max Francioli
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eu adoro conversar pelo Messenger e WhatsApp, mas não gosto que fiquem bisbilhotando minhas conversas no meu celular. Dá para resolver isso? Eleonora, 76

Existem várias formas de não deixar as conversas expostas para alguém que precise mexer seu celular, como um amigo ou familiar. O Messenger tem um recurso muito interessante e pouco usado: as conversas secretas e temporárias. Com isso, as mensagens desaparecem automaticamente algum tempo depois de visualizadas.

Para usar esse recurso, abra o Messenger no seu celular. Se for Android, abra uma conversa e clique no ícone “i” no canto direito superior. Selecione “Ir para uma conversa secreta”. Se for iPhone, abra o Messenger e clique no ícone de um lápis em uma folha de papel, no canto direito superior. Em seguida, selecione “Secreto” e escolha a pessoa com quem quer conversar.

Do lado esquerdo da linha de digitação, há um reloginho. Clique nele para definir o tempo que a sua mensagem vai ficar visível (varia de 5 segundos a 1 dia). Aí é só enviar. Lembrando que isso não é uma garantia de que ninguém vai ver a mensagem, pois a outra pessoa pode tirar um print da tela.

Você também pode ocultar as conversas, assim elas não ficam visíveis para quem abrir o seu Messenger. No WhatsApp, você pode apagar as mensagens que enviou em até uma hora. Mantenha o dedo pressionado em cima da mensagem, clique em "Mais" e "Apagar". Depois clique na lata de lixo e escolha "Apagar para todos".

E você também pode arquivar as conversas. No Android, pressione a conversa e selecione "Arquivar". Para visualizá-la de novo, desça a tela até o final e clique em “Conversas arquivadas”. No iPhone, deslize do dedo da direita pra esquerda e clique em “Arquivar”. Para localizá-la depois, deslize o dedo para baixo na página inicial. As “Conversas arquivadas” vão aparecer no alto da tela.

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem