Bate-Papo na Web

Para visualizar emojis, é preciso manter seu aparelho de celular sempre atualizado

Carinhas são feitas com caracteres do teclado como :) ou :-)

Ilustração
Max Francioli
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

No meu WhatsApp, às vezes algumas figurinhas não aparecem. Só vem um ponto de interrogação no lugar. Como resolver? - Ana Maria, 49

Vc deve estar se referindo aos emojis, as famosas carinhas e outros símbolos que usamos para transmitir emoções em uma conversa escrita.

A palavra “emoji” é a junção de dois termos em japonês que significam “imagem” e “letra”. Ou seja, ele é teclado como uma letra, mas, em vez de representar apenas um som, ele traz um símbolo que traduz uma ideia: alegria, tristeza, amor, raiva etc.

Só para lembrar, emoji é diferente de emoticon, a junção das palavras em inglês “emotion” (emoção) e “icon” (ícone). Os emoticons são feitos com caracteres do teclado que formam uma carinha —às vezes eu uso aqui na coluna. Por exemplo, :) (um sorriso sem nariz) ou :-) (um sorriso com nariz).

Enfim, já que os emojis são como letras tecladas, eles precisam ser “construídos” com o mesmo código padronizado que deve ser lido e entendido em diferentes máquinas, da mesma forma que as letras.

Acontece que as letras não mudam, certo? Um A é sempre um A, mesmo que ele seja exibido com fontes diferentes. E ninguém resolve inventar uma letra nova de vez em quando, né? O mesmo não se pode dizer dos emojis, já que volta e meia são lançados novos símbolos e carinhas com diferentes emoções.

Então, quando determinado emoji não aparece (e é trocado por um ponto de interrogação, um quadrado branco ou qualquer outro símbolo neutro e sem sentido), em geral isso acontece porque o sistema operacional do celular está desatualizado. Para resolver, basta atualizar o seu Android ou iOS, se for iPhone.

Lembrando que essas atualizações ocupam espaço. Se o seu aparelho não permitir atualização, há um jeito de descobrir como é o emoji. É só copiar a mensagem com o ponto de interrogação no lugar do emoji e mandar no Twitter para @botmoji. A resposta vem na hora com o emoji respectivo.

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem