Bate-Papo na Web

Que aplicativo posso baixar para usar melhor o transporte público?

Veja opções que mostram onde embarcar, rota e tempo de viagem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu Agora

Vou mudar de cidade e preciso aprender a me locomover, saber as linhas de ônibus etc. Sei que existem vários aplicativos para isso, mas nunca usei nenhum. Qual é o melhor? (Silvane, 57)

De fato, existem vários apps (aplicativos) que facilitam a locomoção pelas cidades. Um dos mais conhecidos é o Google Maps, que oferece opções de trajeto por carro, a pé, de ônibus e de bicicleta.

Dp de baixá-lo na loja de aplicativos do seu celular, digite o endereço de onde quer ir na linha “Pesquisar no Maps” (pode digitar tb o nome do lugar, como Aeroporto da CidadeX, Shopping Tal etc.).

Qdo aparecer o local correto na lista, clique em cima. É possível alterar, então, a opção de meio de transporte clicando em cima do ícone (um carro, um ônibus/trem ou um homenzinho a pé ou de bike).

Se for de ônibus ou metrô, clique no ícone correspondente e veja as opções. Selecione a que desejar e deslize o dedo na tela para as explicações de como chegar em cada ponto do trajeto.

Outro app excelente é o Moovit. No site do aplicativo tem a lista de cidades em que ele funciona. O procedimento nele é semelhante: digite o destino em “Para onde você quer ir?”.

O melhor deste app é que aparece qto falta para o ônibus chegar ao ponto em tempo real. Selecione a rota que deseja. Dp, clique em “Iniciar o ‘Vamos’”. Aí é só acompanhar as instruções.

Tanto no Google Maps (em “Opções”) qto no Moovit (em “Preferências”), vc tb pode escolher se prefere caminhar menos, se quer o trajeto mais rápido ou se deseja fazer menos baldeações. Bons passeios!

Agora

Bate-Papo na Web

Alessandra Kormann é jornalista, tradutora e roteirista. Trabalhou sete anos na Folha.
Desde 2005, é colunista do Show!, do jornal Agora.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias