Aventura na cozinha

Focaccia é bom início no mundo dos pães e pode ser saboreada sozinha ou com acompanhamento

Receita de focaccia, pão achatado italiano, leva algumas horas de preparo

Receita de focaccia, pão achatado italiano, leva algumas horas de preparo

Receita de focaccia, pão achatado italiano, leva algumas horas de preparo Juliana Ventura/Folhapress

São Paulo

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha! Os primeiros pães da história eram achatados, tanto pela falta de fornos e formas como pela não utilização de fermento. Mesmo os alimentos que passaram a usar leveduras algum tempo depois não eram nada como as massas fofas e aeradas a que estamos acostumados hoje. 

Diz Marcella Hazan, em "Fundamentos da Cozinha Italiana Clássica" (ed. WMF Martins Fontes, R$ 69), que a focaccia, o pão italiano leve e semichato, típico da região da Liguria, na Riviera Italiana, tem sua origem nestas receitas primordiais. Segundo ela, chamava-se panis focacius (algo como pão de lareira, em latim) a massa assada em um pedra, coberta com brasas e sobre uma fogueira.

Para quem quer começar no mundo dos pães, a focaccia pode ser uma ótima maneira. Feita dentro de uma assadeira, esse pão leva azeite na massa e não precisa ser modelado. A dica é não ficar temeroso com a massa, que é mais mole mesmo.

Refreie a vontade de colocar muita farinha e trabalhe a focaccia até que a massa fique lisa e bem elástica. O modo de preparo é com as mãos, mas quem tiver batedeira com gancho pode seguir os passos no aparelho, começando em velocidade baixa e aumentando a cada etapa.

Outro trunfo da focaccia é o fato de poder ser assada com uma série de coberturas. Sal e alecrim é uma das mais conhecidas, mas é possível substituir a erva por salsinha, sálvia ou manjericão, por exemplo. Cebola, tomatinhos cortados ao meio, bacon, queijos (parmesão, gruyére e gorgonzola são opções) e azeitonas (particularmente uma favorita minha) são outros ingredientes que podem embelezar sua receita.

Na hora de servir, o pão pode acompanhar pastas ou mesmo se transformar em sanduíche. A altura desta focaccia chega a cerca de três dedos. Ou seja, parta o pão ao meio e recheie como quiser. Uma sugestão? Queijo de cabra e presunto cru.

Vamos para a cozinha? Até a próxima!


FOCACCIA SIMPLES

Dificuldade Médio
Rendimento 12 porções

Ingredientes
600 ml de água
650 g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento biológico em pó
4 colheres (sopa) de azeite
3/4 colher (sopa) de sal
1 colher (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de sal grosso
1 colher (sopa) de alecrim seco

Modo de fazer

  1. Misture o fermento, a água e a farinha com uma colher e deixe descansar alguns minutos.

  2. Acrescente metade do azeite, o sal refinado e o açúcar e misture muito bem por alguns minutos. A massa estará bem grudenta.

  3. Trabalhe a massa em uma superfície levemente enfarinhada ou em uma tigela por mais dez minutos.

  4. Transfira a massa para um recipiente grande untado com óleo ou azeite, cubra com plástico-filme e deixe descansar por duas horas.

  5. Em uma assadeira de cerca de 30 cm x 45 cm, pincele uma colher de azeite.

  6. Espalhe a massa na forma com bastante cuidado, fazendo com que chegue às laterais.

  7. Cubra com plástico-filme e deixe descansar por mais 30 minutos.

  8. Pincele o restante do azeite sobre a massa e aperte-a com os dedos, até que afundem por completo, mas sem furar a focaccia.

  9. Salpique o sal e o alecrim.

  10. Asse por 30 minutos em forno médio pré-aquecido ou até que a focaccia esteja dourada.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 35, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem