Aventura na cozinha

Fettucine com camarões é prato fresco, saboroso e com ar de sofisticação para ocasiões especiais

Aprenda a preparar a receita de forma rápida e prática

Fettucine com camarões

Fettucine com camarões Juliana Ventura/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha! Sabe aquele dia em que aparece um jantar de última hora e você não preparou nada. Essa receita vem para te salvar em ocasiões como essa. Muito rápido de fazer e especialmente delicioso, esse prato une sabores da região do Mediterrâneo em uma combinação praticamente irrepreensível.

O grande truque aqui está no ponto de cozimento tanto do macarrão quanto do camarão e como manejar as duas panelas para que ambos saiam mais ou menos ao mesmo tempo e não cozinhem demais ou de menos. Nesse momento, entra uma das mais importantes dicas da culinária: estude as receitas e monte seu mise-en-place.

A expressão em francês parece complicada, mas quer dizer apenas que você deve ter tudo no lugar antes de começar a preparar o prato. Isso significa picar os ingredientes com antecedência e não na hora de colocá-los dentro da panela. Pode parecer preciosismo, mas garanto que será algo que vai mudar sua vida na cozinha.

Na preparação de hoje, por exemplo, é interessante calcular os tempos de cozimento tanto do macarrão quanto do molho, que estarão em recipientes diferentes cozinhando ao mesmo tempo. O camarão deve entrar na panela nos dois minutos finais do cozimento do macarrão.

Não tenha medo de cozinhar o crustáceo por pouco tempo. O ponto que queremos atingir é um em que ele esteja quase cru no interior, que à mordida estale e não tenha a insuportável e indesejada consistência emborrachada.

Outra dica importante é o uso da pimenta-do-reino. A especiaria é particularmente importante nesta receita, mas o ideal é que seja moída na hora. Hoje, é fácil encontrar no supermercado moedores que já vêm até com os grãos. O preço é mais salgado do que o saquinho com a pimenta em pó, mas o sabor compensa o investimento.

Quanto ao uso do limão siciliano, para atingir o sabor que queremos, ele é ideal, porém, a utilização de suco de limão tahiti não compromete. Vamos para a cozinha? Até a próxima!


FETTUCINE MEDITERRÂNEO

Dificuldade Médio
Rendimento 4 porções

Ingredientes
250 g de macarrão tipo talharim
300 g de camarões limpos
1/4 xícara (chá) de azeite de oliva
2 dentes de alho
1/2 xícara de salsinha bem picada
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sobremesa) de maisena
1 xícara (chá) de vinho branco seco
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Suco de meio limão siciliano

Mode de fazer

  1. Coloque o macarrão para cozinhar em água fervente com sal e cozinhe até ficar al dente.

  2. Em uma frigideira, derreta a manteiga com o azeite. Adicione os dentes de alho espremidos e refogue por cerca de um minuto.

  3. Acrescente o vinho branco e deixe reduzir por cerca de cinco minutos.

  4. Separe uma xícara da água do cozimento do macarrão e adicione ao molho. Acrescente também a maisena dissolvida em um pouquinho de água.

  5. Coloque os camarões e cozinhe apenas até mudarem de cor.

  6. Desligue o fogo, tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora de preferência, salsinha e o suco do limão.

  7. Incorpore o macarrão e sirva imediatamente.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem