Aventura na cozinha

Aprenda a preparar um delicioso bombocado de fubá em apenas três passos

Bombocado tem herança portuguesa e foi incorporado às festas juninas

Bombocado de fubá

Bombocado de fubá Juliana Ventura/Folhapress

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha! Contagiada pelo ritmo de festa junina, mas sem querer fazer mais uma canjica (ou arroz doce, paçoca, pé de moleque e pipoca), resgatei uma receita proporcionalmente saborosa e simples.

Trata-se de um bombocado de fubá, figurinha menos fácil, mas ainda típica, nas festividades do mês. A graça é o preparo, feito basicamente em três passos: bater no liquidificador, colocar na forma e assar. Mais pá-pum é impossível.

Como tantos dos nossos doces, acredita-se que o bombocado seja uma derivação de iguarias da confeitaria portuguesa. A receita evoluiu, como é normal que aconteça. Grande parte das preparações de hoje (como a minha!) leva leite condensado e não açúcar e muitas gemas, como costumava ser.

Mas isso é menos importante, já que faz o que bombocado a que estamos acostumados característico é o leite de coco e o fubá, ingredientes muito conhecidos em tantas receitas típicas da culinária brasileira. O charme do bombocado é sua consistência, macia, quase gelatinosa, que o coloca em um lugar entre o bolo e o pudim.

O sabor é suave, misturando coco e milho, e convidando para um café ou chá. Ou, para o caso de um festa junina, um quentão. O preparo dessa receita é muito, mas muito fácil. Leia-se: bata tudo no liquidificador e asse, como falei ali em cima. Porém, há um ingrediente opcional, que incluiria um quarto passo à nossa preparação.

Resolvi falar dele aqui, porque, de fato, não se sente sua falta, mas funciona como bom adendo. Se quiser, depois de bater os ingredientes no liquidificador, é possível adicionar uma xícara de coco fresco à massa e misturar com uma colher ou espátula antes de verter a mistura na forma untada e enfarinhada.

O coco dá textura ao doce, e o resultado é muito bom. Para um bombocado lisinho como o da foto, use apenas o leite de coco. Vamos para a cozinha? Até a próxima!


BOMBOCADO DE FUBÁ

Dificuldade Fácil
Rendimento 15 porções

Ingredientes
1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite integral
200 ml de leite de coco
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de fubá
1 colher (sopa) de fermento em pó
4 ovos
1/2 colher (café) de extrato de baunilha
 

Modo de fazer

  1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por três minutos.

  2. Unte uma forma com manteiga e fubá e despeje a massa.

  3. Asse em forno médio por cerca de 40 minutos, até que a superfície esteja dourada e a massa ainda bem macia.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem