Aventura na cozinha

Rico em gemas e açúcar, quindim é sobremesa perfeita para o almoço do fim de semana

Coco fresco faz companhia ao doce típico brasileiro

Quindim é feito com gemas e açúcar
Quindim é feito com gemas e açúcar - Juliana Ventura/Folhapress

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha! São conhecidos como doces conventuais portugueses uma série de receitas que levam principalmente ovos, açúcar e amêndoas. Sua história remonta precisamente aos conventos, onde tais iguarias teriam sido concebidas por religiosas. Entre as sobremesas, estão os pastéis de nata e de santa clara, toucinho do céu e travesseiro, entre outros.

Começo falando desse estilo de confeitaria porque, ao que tudo indica, foi a partir dele que nasceu o quindim, uma das sobremesas mais apreciadas no Brasil e a minha favorita, particularmente. Segundo Ana Luiza Trajano, em "Básico - Enciclopédia de Receitas do Brasil", o quindim foi criado a partir de uma adaptação de brisas do lis, doce conventual feito de –adivinhem!– ovos, açúcar e amêndoas. 

Durante a colonização portuguesa, a exploração do cultivo de cana e a produção de açúcar foram uma das principais atividades. Dessa forma, havia aqui parte da matéria-prima necessária para reproduzir os doces feitos em Portugal. Digo parte, pois frutas e castanhas passaram por substituições.

No caso do quindim, a falta das amêndoas (em outras receitas trocadas por pinhões ou castanhas-de-caju) foi suprida pelo coco, introduzido em nossas bandas pelos africanos. Um belo caso de união que deu muito certo. Do Nordeste, o quindim ganhou o país irremediavelmente.

A receita que dou aqui já foi testada muitas vezes por vários membros da minha família e é imbatível. A dica é não pular, em hipótese alguma, a etapa em que se peneiram as muitas gemas usadas nessa preparação.

O processo faz o doce ficar mais liso e evita o sabor residual de ovo que muitos abominam, com razão. Indico o uso de coco fresco, pois seu sabor é incomparável, mas, na falta dele, o encontrado em saquinhos funcionará também.

Quanto à cor do quindim, pode variar entre amarelo-claro e alaranjado. Isso vai depender da cor das gemas usadas para prepará-lo. Mas o sabor será delicioso de qualquer jeito. 

Vamos para a cozinha? Até a próxima!


QUINDÃO

Dificuldade: Média
Rendimento: 10 porções

Ingredientes
15 gemas
1/2 kg de açúcar refinado
400 g de coco fresco ralado
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
Mais açúcar e manteiga para untar a forma

MODO DE FAZER

  1. Separe as claras e peneire as gemas em uma vasilha

  2. Vá adicionando o açúcar aos poucos e incorporando

  3. Coloque a manteiga amolecida e mexa bem até formar uma mistura homogênea

  4. Adicione o coco, misture e deixe descansar por uma hora, coberta com um pano

  5. Unte uma forma de pudim com manteiga e polvilhe com açúcar.

  6. Despeje a massa do quindim e deixe descansar por mais duas horas

  7. Tampe a forma com papel-alumínio e asse em forno médio, em banho-maria, por cerca de uma hora

  8. Retire do forno e deixe descansar por 15 minutos antes de desenformar

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 35, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias