Aventura na cozinha

Berinjela assada no forno com aromáticos é deliciosa para servir com torradas

Antepasto é simples de fazer e quebra-galhos em recepções

Antepasto de berinjela dentro de uma tigela de barro
Antepasto de berinjela - Juliana Ventura/Arquivo pessoal
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

Ela não é unanimidade, mas, em geral, quem gosta de berinjela gosta de verdade. Eu me enquadro no grupo dos grandes amantes dessa hortaliça. Acho-a tão versátil e deliciosa que, por vezes, saboreio-a apenas com sal e azeite, salteada na frigideira. Ou então consumo seu interior macio, que fica com delicioso sabor de defumado quando é cozida, com casca, diretamente na brasa ou mesmo na boca do fogão.

A receita de hoje usa o vegetal como antepasto, mas a berinjela pode facilmente ser estrela de pratos principais. Originária do norte africano, tornou-se pela proximidade um dos alimentos mais consumidos no Mediterrâneo. Sua versão à parmegiana ou a moussaká grega, em que ela aparece em camadas como a massa de uma lasanha, são pratos riquíssimos e muitos saborosos. 

A berinjela tem seu interior carnoso e esponjoso, o que significa que absorve bem a gordura. A receita de antepasto que vemos aqui abusa do azeite para ser quase uma conserva. A melhor parte dessa preparação é que cada um pode adaptá-la a seu gosto.

Usei aromáticos simples (alho, cebola, alho-poró e cheiro verde) para não mascarar o sabor picante e levemente amargo da hortaliça. Adição de pimentões, azeitonas e uvas passas podem incrementar a receita ao gosto do freguês. Ervas como manjericão, orégano e hortelã frescos também combinam muito bem. Tudo depende do paladar de quem prepara e/ou vai saborear.

Para o preparo desta receita, separe uma assadeira grande, mas saiba que o resultado final terá volume de cerca de um terço do que foi para o fogo. O fato de ter muito ar em sua estrutura colabora para que a berinjela murche quando cozida.

A dica preciosa para a hora da compra é fugir (de verdade!) das berinjelas que tem furinhos na casca. Ao cortá-la, o leitor poderá uma fazendinha de larvas. Ou seja: procure as íntegras.

Vamos para a cozinha? Até a próxima!


ANTEPASTO DE BERINJELA

Dificuldade Fácil
Rendimento 8 porções

Ingredientes
3 berinjelas grandes
2 cebolas
8 dentes de alho
2 talos de alho-poró
1 maço de cheiro verde
1/4 xícara (chá) de vinagre de vinho branco
2 xícaras (chá) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de sal
1/2 colher (sopa) de açúcar
1 pitada de pimenta-do-reino

Modo de fazer

  1. Corte a berinjela em fatias finas e disponha em uma assadeira.

  2. Pique as cebolas e alho-poró também em fatias finas e transfira para a mesma assadeira. Por fim, coloque os dentes de alho picados grosseiramente.

  3. Acrescente o cheiro verde bem picado e misture os ingredientes com as mãos.

  4. Coloque o vinagre, o sal, o açúcar e a pimenta e mexa novamente.

  5. Derrame metade do azeite por sobre os ingredientes, mexa ligeiramente e cubra assadeira com papel-alumínio.

  6. Asse por meia hora em forno médio.

  7. Tire o papel, coloque o restante do azeite, mexa e asse por mais cerca de 20 minutos, até que os ingredientes estejam bem murchos.

  8. Sirva frio.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem