Aventura na cozinha

Receita com frango e mistura de temperos indianos é prática e fica pronta em meia hora

Preparo com curry mostra jeito diferente de preparar proteína

Frango com curry e maçã verde
Frango com curry e maçã verde - Juliana Ventura/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha! 

Hoje eu quero falar com as pessoas que acham que não é possível preparar uma refeição saborosa e diferente em meia hora. Esse frango com curry e maçã verde é uma receita que faço há anos, desde minhas primeiras incursões gastronômicas, ainda amadoras. A beleza deste prato está no fato de ser realmente cheio de sabor e absolutamente fácil de fazer. Quase não há truques. O tipo de preparação pá-pum que todo mundo deveria ter na manga.

O curry é um complexo molho indiano, feito a partir de misturas específicas de especiarias em pó que depois são frigidas em óleo, criando uma intrincada rede de aromas que impregnam nos ingredientes. O tempero leva, entre outros, açafrão, cardamomo, pimenta, coentro, cominho e gengibre.

Nada impede que o leitor se aventure para fazer sua própria mistura, mas aqui usei o pó de curry amarelo pronto, vendido em qualquer supermercado. E que, sinceramente, funciona muito bem. Dessa maneira, apesar de o curry sempre remeter a sabores indianos e asiáticos, aqui ele entra inspiracionalmente, como uma influência e não a promessa de um prato típico.

Ainda assim, trata-se de um dos preparados mais gostosos da minha cozinha, que costuma agradar até mesmo quem tem medo de sabores novos e condimentos mais fortes.

Novamente, peço atenção aos ingredientes usados. O creme de leite deve ser fresco ou UHT (o de caixinha), mas nunca o de lata. A maçã também precisa ser verde. É uma variedade mais ácida, e seu gosto faz diferença na receita. O uso de outro tipo pode acarretar em um sabor mais doce do que o que procuramos aqui.

O melhor acompanhamento é arroz branco, agulhinha ou basmati. Comensais mais afrontosos incluem batata palha no prato, em combinação semelhante à do serviço do estrogonofe, uma leve mistura da Rússia com a Índia. Confesso minha culpa (sentindo-me praticamente uma herege culinária) e digo: fica bom!

Vamos para a cozinha? Até a próxima!


FRANGO COM CURRY​

Dificuldade Fácil
Rendimento 4 porções

Ingredientes

500 g de peito de frango
1 cebola bem picada
3 colheres (sopa) de azeite oliva
300 ml de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de curry em pó
1 maçã verde
1 limão tahiti
1/2 xícara (chá) de salsinha picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer

  1. Refogue a cebola no azeite por cerca de dois minutos.

  2. Adicione o frango cortado em cubos médios, temperado com suco de um limão, e deixe que doure e cozinhe, por cerca de dez minutos.

  3. Descasque a maçã e corte em cubos médios. Adicione à panela.

  4. Coloque o curry misture bem e cozinhe por três minutos.

  5. Adicione o creme de leite e deixe cozinhar por mais cinco a sete minutos.

  6. Acerte o sal e a pimenta, adicione a salsinha e desligue.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem