Aventura na cozinha

Aprenda a preparar bolo salgado de abobrinha perfeito para lanches em apenas cinco passos

Snack é perfeito para os vegetariano e opção de lanche da tarde

Snacck de abobrinha

Snacck de abobrinha Juliana Ventura/Folhapress

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha! Sabe aquela receita que fica pronta rapidinho, dá para fazer com sobras da geladeira e ainda por cima é uma delícia? Temos a solução! Esse snack de abobrinha é exatamente isso! Tem apenas cinco passos, não requer uso de eletroportáteis como liquidificador e batedeira, não suja o fogão e, para os que procuram esse tipo de opção, é vegetariano.

A estrela deste bolinho, pãozinho ou tortinha é a abobrinha. Vegetal parente da abóbora, do pepino e do melão, ela é um dos curingas em qualquer cozinha. Ingrediente que pode virar salada, recheio e até ser substituto de macarrão, ela tem sabor suave, consistência macia e costuma agradar até a quem torce o nariz para alimentos verdes. 

Esse snack é perfeito para levar como opção de lanche da tarde. Mas é possível também saboreá-lo como acompanhamento nas refeições. Para isso, basta, em vez de assar a massa em recipientes individuais, fazê-lo em uma forma de bolo inglês ou um refratário. Assim, serve-se em pedaços ou fatias.

A semelhança com uma torta de liquidificador faz com que essa receita possa se transformar em basicamente qualquer coisa que se queira. Mantenha a base de ovos, óleo, farinha de trigo, queijo e fermento em pó e mude o recheio, mantendo mais ou menos as mesmas quantidades, para o que quiser: linguiça picadinha e frango com milho são algumas ideias que ficam maravilhosas. 

É por conta de preparações como esta que sempre recomendo a compra de um bom batedor de arame. Muitas das receitas que faço dispensam batedeira ou liquidificador precisamente por causa da presença do batedor na minha cozinha. Não uso bater claras em neve (haja braço), mas a feitura de bolos com ovos inteiros, omeletes e molhos diversos pode se beneficiar e muito deste utensílio.

Vamos para a cozinha? Até a próxima!

 

SNACK DE ABOBRINHA

Dificuldade Fácil
Rendimento  12 porções

Ingredientes
3/4 de xícara (chá) de óleo
3 ovos
1 abobrinha média ralada com casca
1/2 talo de alho-poró bem picado
1 tomate grande sem sementes picado
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de manjericão picado
1/4 de xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
1/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento químico

Modo de fazer

  1. Bata os ovos e o óleo com um batedor de arame até estarem bem incorporados.

  2. Acrescente a abobrinha, o alho-poró, o tomate, a azeitona, as ervas e o parmesão. Misture bem.

  3. Adicione a farinha e o fermento químico e mexa até incorporar.

  4. Unte forminhas de cupcake ou empada com azeite e queijo ralado e disponha a massa. Se usar forminhas de silicone, não é necessário untar.

  5. Asse em forno médio por cerca de 25 minutos ou até estar dourado.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 35, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias