Aventura na cozinha

Receita de bolo de limão com geleia de frutas vermelhas é simples e não requer batedeira

Limonada rosa começa, agora, a inspirar algumas sobremesas

Receita de bolo de limão com geleia de frutas vermelhas
Receita de bolo de limão com geleia de frutas vermelhas - Juliana Ventura/Arquivo pessoal

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha! Limonada rosa é algo que estamos começando a ver com mais frequência agora. Bebida indefectível do verão norte-americano, ela fez suas primeiras aparições por aqui nos cardápios de lanchonetes, incursionou-se na indústria de bebidas e sorvetes e passa, agora, a inspirar algumas sobremesas.

Convenhamos que, apesar de linda, a limonada rosa, ou pink lemonade, não faz muito sentido (afinal, limões não são rosados). E, talvez por isso, as histórias acerca de sua criação sejam bem curiosas. Claro que há controvérsias, mas, pesquisando a respeito, encontrei uma anedota espetacular.

Segundo consta, a limonada rosa surgiu em um circo, em meados do século de 19. Um vendedor de guloseimas teria ficado sem água para fazer suas limonadas. Em pânico, ele entrou em uma tenda e viu que uma das artistas tinha acabado de lavar suas meias cor-de-rosa, deixando um balde cheio de água pink. O homem não pensou duas vezes e usou o líquido para vender uma deliciosa limonada de morango. Aparentemente, o truque deu certo, e ele começou a comercializar a nova bebida, inaugurando a tendência.

Curiosidades à parte, foi outro bolo pink lemonade que me deu a ideia da coluna de hoje. Provei uma versão bonita e festiva de bolo de limão em camadas com cobertura rosa de cream cheese no Toasty Doceria e Café (que fica na rua Colonização, 155 B, na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo) e resolvi adaptar uma receita de bolo quatro-quartos para esse fim.

O bolo quatro-quartos é clássico na França, e seu nome advém dos ingredientes necessários: mesma proporção de ovos, manteiga, açúcar e farinha. O resultado é um bolo pesadinho, perfeito para tomar no café. Peguei a receita original, acrescentei limão e geleia de frutas vermelhas, além de uma cobertura rosada e voilà! Temos um bolo pink lemonade.

Antes de partirmos para o fogão, porém, duas dicas. A primeira é procurar usar geleia sem açúcar. Olhe no rótulo e prefira a que não contém nenhum tipo de adoçante. A segunda é com relação ao chá de hibisco usado para colorir a cobertura. É possível usar corante, mas prefiro o chá por ser natural. Não é preciso fazer muito também: pegue um punhado pequeno de flores e ferva em dois dedos de água para ter um corante bem forte.

Para terminar, quem quiser experimentar fazer a própria limonada rosa em casa, recomendo duas formas: misturar frutas vermelhas esmagadas ou adicionar um pouco de chá de folhas de hibisco —o mesmo que sugiro usar na cobertura do bolo_ à limonada convencional. Vamos para a cozinha? Até a próxima!


RECEITA

Dificuldade: Fácil
Rendimento: 10 porções

Ingredientes

Para o bolo:
4 ovos
200 g de farinha de trigo
200 g de açúcar
200 g de manteiga amolecida
1 colher (sopa) de fermento químico
1 colher (café) de sal
Suco e raspas de 1 limão (de preferência siliciano)
4 colheres sopa de geleia de frutas vermelhas (de preferência sem açúcar)

Para a cobertura (opcional)
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de leite
1 colher (chá) de chá de folhas de hibisco

Modo de fazer
1. Bata os ovos com o açúcar com um batedor de arame;
2. Adicione a manteiga amolecida e o sal;
3. Coloque a farinha aos poucos, mexendo sempre;
4. Ponha as raspas e o suco de limão e incorpore. Por fim, adicione o fermento;
5. Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês. Coloque metade da massa;
6. Adicione metade da geleia e, com um palito ou garfo, faça alguns arabescos, sem incorporar a geleia à massa;
​7. Acrescente a outra metade de massa e a outra metade da geleia e faça o mesmo;
8. Asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo;
9. Se quiser cobertura, misture todos os ingredientes até obter uma pasta semi-líquida e verta por cima do bolo.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 33, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo

Últimas Notícias

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem