Aventura na cozinha

Bolo gelado repaginado com massa de chocolate ganha frescor com leite condensado e coco

Sobremesa é um clássico das festas infantis dos anos 1980

Bolo de chocolate com cobertura densa de coco
Bolo de chocolate com cobertura densa de coco - Juiliana Ventura/Folhapress

Descrição de chapéu Agora

​Chocolate e coco é uma combinação que não tem como dar errado. É o que penso sempre que me deparo com essa mistura. Por isso, adaptei algumas receitas que eu já preparava para criar o bolo gelado da coluna de hoje.

O clássico das festas infantis dos anos 1980, branquinho, molhado e bem doce, aqui ganha roupagem com cobertura densa e com o frescor das raspas de coco. O resultado é tão bom que, na verdade, se você não quiser, nem precisa embrulhar em papel-alumínio e esperar gelar para comer.

Os dois ingredientes, chocolate e coco, combinam-se principalmente pela semelhança entre sabores de sua composição: ambos têm notas de castanhas e harmonizam bem com o caramelo proporcionado pelo açúcar.

Na receita que mostro aqui, o bolo é docinho e molhado, e o coco fresco que vai por cima completa a untuosidade da cobertura e quebra um pouco do dulçor do conjunto, equilibrando o paladar. Na falta do coco ralado fresco, que pode ser encontrado na maioria das feiras livres, use o industrializado. Porém, saiba que o resultado não será o mesmo.

Neste bolo, usamos apenas o chocolate em pó, que tem uma história interessante. De acordo com o livro “Comida & Cozinha - Ciência e Cultura na Culinária”, de Harold McGee (ed. WMF Martins Fontes), o ingrediente foi criado na Holanda, em 1828, e acabou revolucionando a cozinha no século 19, permitindo a feitura de doces antes impossíveis.

Foi a família Van Houten, que já comercializava chocolate em Amsterdã, que saiu na frente com essa invenção. Procurando uma forma de tornar o produto menos oleoso para que a bebida quente feita com ele não pesasse tanto no estômago, um dos Van Houten criou uma prensa por meio da qual tirava a manteiga de cacau da amêndoa. Passou, então, a vender o pó desengordurado.

Como quase todo o sabor é mantido na forma em pó, tornou-se sucesso imediato e permanece até hoje nas cozinhas. E, já que estamos falando de história, mais uma curiosidade: muitos chamam este bolo de prestígio, mas não é possível precisar ao certo quando o termo se tornou sinônimo de doces que levam chocolate e coco.

Hoje, o nome do chocolate da Nestlé, cuja fabricação começou em 1960 no Brasil, é usado para designar essa incrível combinação.

Vamos para a cozinha? Até a próxima!


BOLO PRESTÍGIO

Dificuldade Médio
Rendimento 12 porções

Ingredientes

Para a massa
- 2 xícara (chá) de açúcar
- 100 g de manteiga em temperatura ambiente
- 3 ovos
- 1 xícara (chá) de leite
- 2 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 3/4 xícara (chá) de chocolate em pó
- 1 colher (sopa) de fermento químico

Para a calda
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 colher (sopa) de chocolate em pó
- 2 colheres (sopa) de leite condensado

Para a cobertura
- 1 lata de leite condensado
- 200 ml de leite de coco
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 200 g de coco ralado fresco

Modo de fazer

  1. Na batedeira, em velocidade média, bata o açúcar e a manteiga até que se misturem bem. Adicione os ovos um a um. Coloque o leite e aumente a velocidade.

  2. Adicione farinha aos poucos. Se precisar, desligue a batedeira, raspe as laterais, o fundo e volte a bater. Coloque o chocolate e pare de bater. Adicione o fermento por último e incorpore-o com uma espátula.

  3. Unte uma fôrma de 35 cm x 24 cm com manteiga e farinha. Despeje a massa suavemente e espalhe com espátula. Asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que, ao espetar um palito, este saia seco.

  4. Para a calda, misture bem os ingredientes e reserve. Para a cobertura, mexa o leite condensado, o leite de coco e a manteiga em fogo baixo até ter consistência de brigadeiro mole, não puxa-puxa.

Montagem Quando o bolo esfriar, corte os pedaços na assadeira, cubra com a cobertura e salpique o coco por cima. Tire cada pedaço com uma espátula, embrulhe em papel-alumínio e coloque na geladeira.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 33, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo

Últimas Notícias

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem