Bolo gelado repaginado com massa de chocolate ganha frescor com leite condensado e coco
Sobremesa é um clássico das festas infantis dos anos 1980
Chocolate e coco é uma combinação que não tem como dar errado. É o que penso sempre que me deparo com essa mistura. Por isso, adaptei algumas receitas que eu já preparava para criar o bolo gelado da coluna de hoje.
O clássico das festas infantis dos anos 1980, branquinho, molhado e bem doce, aqui ganha roupagem com cobertura densa e com o frescor das raspas de coco. O resultado é tão bom que, na verdade, se você não quiser, nem precisa embrulhar em papel-alumínio e esperar gelar para comer.
Os dois ingredientes, chocolate e coco, combinam-se principalmente pela semelhança entre sabores de sua composição: ambos têm notas de castanhas e harmonizam bem com o caramelo proporcionado pelo açúcar.
Na receita que mostro aqui, o bolo é docinho e molhado, e o coco fresco que vai por cima completa a untuosidade da cobertura e quebra um pouco do dulçor do conjunto, equilibrando o paladar. Na falta do coco ralado fresco, que pode ser encontrado na maioria das feiras livres, use o industrializado. Porém, saiba que o resultado não será o mesmo.
Neste bolo, usamos apenas o chocolate em pó, que tem uma história interessante. De acordo com o livro “Comida & Cozinha - Ciência e Cultura na Culinária”, de Harold McGee (ed. WMF Martins Fontes), o ingrediente foi criado na Holanda, em 1828, e acabou revolucionando a cozinha no século 19, permitindo a feitura de doces antes impossíveis.
Foi a família Van Houten, que já comercializava chocolate em Amsterdã, que saiu na frente com essa invenção. Procurando uma forma de tornar o produto menos oleoso para que a bebida quente feita com ele não pesasse tanto no estômago, um dos Van Houten criou uma prensa por meio da qual tirava a manteiga de cacau da amêndoa. Passou, então, a vender o pó desengordurado.
Como quase todo o sabor é mantido na forma em pó, tornou-se sucesso imediato e permanece até hoje nas cozinhas. E, já que estamos falando de história, mais uma curiosidade: muitos chamam este bolo de prestígio, mas não é possível precisar ao certo quando o termo se tornou sinônimo de doces que levam chocolate e coco.
Hoje, o nome do chocolate da Nestlé, cuja fabricação começou em 1960 no Brasil, é usado para designar essa incrível combinação.
Vamos para a cozinha? Até a próxima!
BOLO PRESTÍGIO
Dificuldade Médio
Rendimento 12 porções
Ingredientes
Para a massa
- 2 xícara (chá) de açúcar
- 100 g de manteiga em temperatura ambiente
- 3 ovos
- 1 xícara (chá) de leite
- 2 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 3/4 xícara (chá) de chocolate em pó
- 1 colher (sopa) de fermento químico
Para a calda
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 colher (sopa) de chocolate em pó
- 2 colheres (sopa) de leite condensado
Para a cobertura
- 1 lata de leite condensado
- 200 ml de leite de coco
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 200 g de coco ralado fresco
Montagem Quando o bolo esfriar, corte os pedaços na assadeira, cubra com a cobertura e salpique o coco por cima. Tire cada pedaço com uma espátula, embrulhe em papel-alumínio e coloque na geladeira.
Comentários
Ver todos os comentários