Almôndegas de carne de boi fritas ou cozidas combinam com macarrão e molho vermelho
Refeição é a garantia de um almoço de família de domingo feliz
Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!
Almoço de família pede macarrão com almôndegas, não? Não é para menos que a receita é a típica “comfort food”, que mistura proteína e carboidrato em quantidades generosas e enche a barriga e o coração de alegria, deixando todo o mundo pronto para uma soneca.
Segundo o Instituto Smithsonian, nos Estados Unidos, o macarrão com almôndegas, ao contrário do que muitos acreditam, é uma invenção norte-americana. Mas claro que o prato tem berço italiano: é derivado das “polpettas”.
As grandes diferenças são que as "polpettas", normalmente pequenas e servidas como a própria refeição, podem ser feitas a partir de qualquer carne –além da bovina, as de porco, frango, peru ou mesmo peixe–, enquanto as almôndegas americanas são verdadeiras bolotas de carne de boi, que se assemelham a bolas de beisebol, embebidas em molho de tomate e usadas como guarnição de macarrão.
Consta que os imigrantes italianos (principalmente do empobrecido sul da Itália do final do século 19) começaram a servir a iguaria com a massa em razão da facilidade com que conseguiam encontrar carne na América, diferentemente do que acontecia na Europa. Em vez do espaguete ao sugo, mais barato, eles incrementavam o prato com voluptuosas almôndegas.
Por aqui, o prato é bastante comum, porém, nossas bolas de carne são mais como as próprias "polpettas" italianas, possíveis de abocanhar e devorar em duas mordidas.
Preparar almôndegas é bem fácil. O pulo do gato está, como sempre, nos temperos que serão usados no preparo. Costumo fazer as minhas com bastante salsinha e um pouco de cebola e azeitonas. Incrementos opcionais são molho inglês e molho de pimenta.
Além disso, as almôndegas podem ser fritas e depois adicionadas ao molho ou, em uma versão um pouco mais leve, cozidas no próprio sugo e depois servidas com o macarrão (preferencialmente longo, como espaguete, talharim ou o bavette, que escolhi para esta receita).
Uma terceira ideia é chapear as almôndegas em uma panela, reservá-las e fazer o molho lá mesmo. Cerca de dez minutos antes de terminar a cocção, elas são devolvidas à panela. É um jeito de aproveitar os sabores que se soltam da carne, que queima em contato com o metal quente.
Vamos para a cozinha? Até a próxima!
MACARRÃO COM ALMÔNDEGA
Ingredientes
500 g de macarrão do tipo bavette
2 latas de tomates pelados
2 dentes de alho picados
2 col. (sopa) de azeite
500 g de carne de maminha moída duas vezes
2 fatias de pão de fôrma
1 ovo inteiro
1/4 xíc. (chá) de salsinha picada
1 cebola média picada finamente
1/4 xíc. (chá) de azeitonas verdes sem caroço bem picadas
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Rendimento 6 porções
Dificuldade fácil
Comentários
Ver todos os comentários