Aventura na cozinha

Almôndegas de carne de boi fritas ou cozidas combinam com macarrão e molho vermelho

Refeição é a garantia de um almoço de família de domingo feliz

Macarrão com almondegas
Macarrão com almondegas - Juliana Ventura/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu Agora

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

Almoço de família pede macarrão com almôndegas, não? Não é para menos que a receita é a típica “comfort food”, que mistura proteína e carboidrato em quantidades generosas e enche a barriga e o coração de alegria, deixando todo o mundo pronto para uma soneca.

Segundo o Instituto Smithsonian, nos Estados Unidos, o macarrão com almôndegas, ao contrário do que muitos acreditam, é uma invenção norte-americana. Mas claro que o prato tem berço italiano: é derivado das “polpettas”.

As grandes diferenças são que as "polpettas", normalmente pequenas e servidas como a própria refeição, podem ser feitas a partir de qualquer carne –além da bovina, as de porco, frango, peru ou mesmo peixe–, enquanto as almôndegas americanas são verdadeiras bolotas de carne de boi, que se assemelham a bolas de beisebol, embebidas em molho de tomate e usadas como guarnição de macarrão.

Consta que os imigrantes italianos (principalmente do empobrecido sul da Itália do final do século 19) começaram a servir a iguaria com a massa em razão da facilidade com que conseguiam encontrar carne na América, diferentemente do que acontecia na Europa. Em vez do espaguete ao sugo, mais barato, eles incrementavam o prato com voluptuosas almôndegas. 

Por aqui, o prato é bastante comum, porém, nossas bolas de carne são mais como as próprias "polpettas" italianas, possíveis de abocanhar e devorar em duas mordidas.

Preparar almôndegas é bem fácil. O pulo do gato está, como sempre, nos temperos que serão usados no preparo. Costumo fazer as minhas com bastante salsinha e um pouco de cebola e azeitonas. Incrementos opcionais são molho inglês e molho de pimenta. 

Além disso, as almôndegas podem ser fritas e depois adicionadas ao molho ou, em uma versão um pouco mais leve, cozidas no próprio sugo e depois servidas com o macarrão (preferencialmente longo, como espaguete, talharim ou o bavette, que escolhi para esta receita). 

Uma terceira ideia é chapear as almôndegas em uma panela, reservá-las e fazer o molho lá mesmo. Cerca de dez minutos antes de terminar a cocção, elas são devolvidas à panela. É um jeito de aproveitar os sabores que se soltam da carne, que queima em contato com o metal quente.

Vamos para a cozinha? Até a próxima!


MACARRÃO COM ALMÔNDEGA

Ingredientes

500 g de macarrão do tipo bavette
2 latas de tomates pelados
2 dentes de alho picados
2 col. (sopa) de azeite
500 g de carne de maminha moída duas vezes
2 fatias de pão de fôrma
1 ovo inteiro
1/4 xíc. (chá) de salsinha picada
1 cebola média picada finamente
1/4 xíc. (chá) de azeitonas verdes sem caroço bem picadas
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Rendimento 6 porções
Dificuldade fácil

Modo de fazer

  1. Em uma vasilha grande, misture com as mãos a carne, o ovo, o pão (amolecido em três a quatro colheres de água por 30 segundos), a salsinha, a cebola e as azeitonas.

  2. Acerte o sal e a pimenta e faça bolinhas de cerca de cinco centímetros de diâmetro. Em uma panela, aqueça o azeite e frite o alho por um minuto. Acrescente os tomates pelados e misture.

  3. Adicione dois copos de água. Com um amassador de batatas, esprema os tomates dentro da panela, até obter um molho mais espesso e com pedaços pequenos de tomate.

  4. Acerte o sal e a pimenta. Cozinhe por cinco minutos e abaixe o fogo. Coloque com cuidado as bolinhas de carne, uma a uma, dentro da panela de molho fervente.

  5. Cozinhe por cerca de 20 minutos, até que a carne esteja firme e cozida. Cozinhe o macarrão em água fervente pelo tempo indicado na embalagem. Escorra e sirva com o molho.

 
 

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias