Aventura na cozinha

Empadão de frango com catupiry feito com massa com textura que esfarela

Massa desmancha na boca e receita foi passada de avó a neta

Empadão em fôrma grande visto de cima, sobre uma mesa, com duas empadinhas ao lado
Massa esfarela e superfície fica firme e dourada, nesta receita caseira de empadão recheado - Divulgação
Descrição de chapéu Agora

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

Trago verdades: a massa de empadão da minha avó é uma das melhores de que se tem notícia neste país. Ela é saborosa e desmancha na boca (ou seja, esqueça aquelas que viram uma bola que não se consegue mastigar), além de ser muito fácil de fazer.

São apenas três ingredientes, além do sal: farinha, manteiga e gemas. Para preparar, só suas mãos –que nem precisam ser tão habilidosas.

Falarei primeiramente sobre os ingredientes e de como é importante que sejam bons. Escolha uma farinha de boa qualidade e gemas de ovos preferencialmente orgânicos, que são mais amarelas (quase alaranjadas) e darão mais sabor à esta preparação. 

Não use margarina. Em hipótese alguma. Eu sempre advogo contra esse ingrediente, não apenas por ele ser um produto ultraprocessado que deve passar longe da cozinha, mas também porque a margarina, por conta de sua composição, vai impactar no que essa massa tem de mais gostoso: a textura que esfarela.


Escolha uma manteiga de boa qualidade –sem sal!– e use-a sem medo. Se quiser, é possível fazer essa receita substituindo a manteiga por banha também. O resultado é outro, porém, igualmente delicioso.

Outro ponto importante dessa preparação é que é possível fazer empadinhas com a mesma massa e substituir os recheios.

No caso do palmito, apenas troque o frango pelo vegetal em conserva e tire o catupiri. Para fazer um empadão de camarão, o processo é o mesmo. Mas eu manteria o queijo.

Vamos à cozinha? Até a próxima!


EMPADÃO DE FRANGO COM CATUPIRY

Ingredientes

Para a massa
300 g de manteiga sem sal
500 g de farinha de trigo
3 gemas
1 col. (sobremesa) de sal
1 gema para pincelar

Para o recheio
1 cebola média bem picada
1 talo de alho-poró bem picado
4 col. (sopa) de azeite de oliva
2 tomates italianos (sem sementes) bem picados
½ lata de milho
½ lata de ervilha
3 peitos de frango cozidos e desfiados
1 litro de água
1 col. (sopa) de maisena
1 xíc. (chá) de cheiro-verde picado
200 g de queijo catupiri
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Rendimento: 10 fatias
Dificuldade: médio

​Modo de preparo

  1. Comece pelo recheio: aqueça uma panela com o azeite e refogue a cebola e o alho-poró por cerca de três minutos. Adicione os tomates e mexa por mais dois minutos. Acrescente o frango, a ervilha e o milho.

  2. Coloque na receita a água, aquecida, e deixe cozinhar por cerca de sete minutos. Adicione a maisena, diluída em meio copo de água, e mexa por mais cinco minutos até engrossar. Acerte o tempero. Coloque o cheiro-verde picado e deixe esfriar.

  3. Em uma tigela grande, coloque a farinha, as gemas e a manteiga em cubos para fazer a massa. Amasse com as mãos até que se torne uma bola. Corte um terço da massa e separe para fazer a tampa.

  4. Disponha os dois terços de massa em uma fôrma de fundo removível com 30 cm de diâmetro. Vá cobrindo o fundo e a lateral com pequenos pedaços de massa, juntando uns aos outros. Esta não é uma massa elástica.

  5. Coloque o recheio e espalhe o catupiri por cima. Abra entre dois plásticos a massa reservada e transfira-a ao topo da torta com cuidado. Também é possível cobrir o recheio com pedaços de massa, sempre juntando-os com as mãos, como no fundo.

  6. Junte a massa das laterais com a tampa. Pincele uma gema por cima da receita para dourar. Coloque para assar em forno preaquecido em 200ºC por 30 minutos ou até que esteja bem dourada.

Agora

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 35, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias