Aventura na cozinha

Donuts: A maneira americana de fazer rosquinhas fritas

Além da massa simples, cobertura e geleia incrementam a receita

Prato com rosquinhas fritas, cobertas com calda clara de baunilha; ao lado, geleia de morango, frutas e duas colheres com molho
Rosquinhas fritas com um furinho no meio, os dunuts são populares nos EUA - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu Agora

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

Os donuts nada mais são do que uma levíssima massa de pão frita, sobre a qual é possível colocar uma infinidade de coberturas, além da possibilidade de incrementar com os mais deliciosos recheios.

Eu amo este ícone norte-americano quase tanto quanto os nossos maravilhosos bolinhos de chuva. Os últimos são, sem dúvida, imensamente mais simples de preparar, pois em sua massa não há o fermento biológico e, portanto, é dispensado o descanso.

Para a receita de hoje, pesquisei alguns modos de preparo do donut. O melhor que encontrei foi na página de culinária do jornal The New York Times.

Testei-o com ingredientes tupiniquins e fiz ligeiras mudanças para chegar ao ponto certo para nós. Também sugeri uma calda de açúcar simples para banhar as rosquinhas, além da geleia de morango que minha mãe faz desde que era criança, para acompanhar.

A receita original do donut é frita e em formato de rosquinha. Realizei, porém, testes deixando o bolinho compacto, sem o furo, e assando a massa.

Os resultados: dá para fazer os donuts cheios, como os de algumas casas especializadas importadas, que são cobertos de açúcar e recheados. Ficam divinos.

Entretanto, uma má notícia para quem foge do óleo: assado, o donut não teve o mesmo efeito do frito. Ou seja, não recomendo.

Mas fica a máxima que diz que tudo demais da conta é ruim, não é mesmo? Faça o donut frito e coma um só (ou dois, vai!). De preferência, sem culpa nenhuma e com ele morno. Vale cada caloria.

Vamos à cozinha? Até a próxima!


DONUTS SIMPLES

Ingredientes

Massa
3 ¾ xíc. (chá) de farinha de trigo
1 ¼ xíc. (chá) de leite morno
100 g de manteiga sem sal derretida
10 g de fermento biológico seco (1 sachê)
3 col. (sopa) de açúcar
1 col. (chá) de sal
2 ovos
750 ml de óleo de milho para fritar

Cobertura
1 xíc. (chá) de açúcar de confeiteiro
3 col. (sopa) de leite
1 col. (chá) de extrato de baunilha

Geleia
4 caixas de morango
400 g de açúcar

Rendimento 14 donuts
Dificuldade Médio

Modo de preparo

1 - Misture o leite, o açúcar e o fermento e deixe descansar por três minutos. Adicione o sal, os ovos e a manteiga e bata bem (é indicado usar fouet). Vá colocando a farinha aos poucos e mexendo. Quando muito espessa, transfira a massa a uma superfície enfarinhada.

2- Vá adicionando o restante da farinha e sovando a massa até que ela deixe de grudar nos dedos. Se a receita pedir mais farinha, vá acrescentando colheradas dela. Deixe descansar em uma vasilha enfarinhada por 50 minutos. Abra a massa mantendo a espessura de um centímetro, usando um rolo.

3- Com um cortador especial ou um copo de uísque e outro de pinga, corte os donuts da seguinte forma: o círculo maior primeiro, e o menor ao centro. Não descarte os miolos (eles podem ser fritos também). Deixe que os donuts descansem por mais 40 minutos.

4- Aqueça uma panela e acrescente o óleo. Quando ele estiver bem quente, comece a fritar. Deixe dourar cada unidade de um lado e, com uma escumadeira, vire a massa. Não frite vários donuts de uma vez. Deixe escorrendo sobre papel-toalha.

Cobertura

Para preparar a cobertura de açúcar, basta misturar bem os ingredientes de sua receita dentro de uma vasilha. O ideal, na montagem, é mergulhar apenas um dos lados de cada rosquinha nesta calda. Outra dica: sirva com o donut ainda morno, que fica ainda mais gostoso. 

Geleia

Para a geleia, leve os morangos e o açúcar ao fogo alto até que cozinhem e soltem água. Diminua o fogo e deixe cozinhar até engrossar um pouco, por cerca de uma hora. Coloque em um recipiente de vidro e guarde em geladeira após esfriar. Sirva como molho para o donut.

 
Agora

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias