Doce de leite cremoso: leite e açúcar bastam para garantir sabor
Aprenda os truques desta receita, que sempre conquista muita gente
Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!
Pode esquecer o doce de leite da prateleira do supermercado ou aquele feito a partir do cozimento de leite condensado: o melhor doce de leite do mundo é aquele que você faz na sua própria panela, com apenas leite, açúcar e um bocado de paciência.
Famosa em alguns países da América Latina (como Argentina e Uruguai, por exemplo), a iguaria teria sido introduzida por estas bandas, acredita-se, pelos colonizadores europeus, portugueses e espanhóis. Por aqui, é sinônimo de doce de avó, aquele que conforta a barriga e enche o coração de alegria.
A melhor parte de fazer seu próprio doce de leite é poder controlar a consistência com que ele vai ficar. Se cozinhar um pouco menos, o resultado é uma sobremesa mais fluida e mais clara. Com mais fogo, o doce vai ficar mais moreno e firme.
Também é possível adicionar um ou outro sabor adicional. Na minha receita, utilizo extrato de baunilha, que, para mim, confere ao doce de leite um quê de caramelo.
Outra dica da qual não abro mão é sempre usar leite do tipo integral, com toda sua esplendorosa gordura. É claro que isso fará com que o doce fique mais calórico, porém, manterá, ao mesmo tempo, o seu melhor sabor, bem como a melhor cor e a melhor textura.
Se ainda não o convenci a gastar duas horinhas do seu tempo para preparar este quitute favorito, convido-o a dar uma olhadinha nos rótulos dos produtos disponíveis no supermercado. Eles podem levar conservantes, aromas artificiais e corantes.
Ninguém deve se empanturrar de doce, mas, se for para enfiar a colher na sobremesa, que seja uma fresca e livre de aditivos.
Vamos à cozinha? Até a próxima!
DOCE DE LEITE CASEIRO
Ingredientes
- 2 litros de leite integral
- 400 g de açúcar
- 1 col. (chá) de extrato de baunilha (opcional)
Rendimento cerca de 600 g
Dificuldade Médio
Modo de preparo
1- Coloque o leite em uma panela e espere ferver.
2- Adicione o açúcar e mexa bem. Neste momento, é possível colocar também a baunilha.
3- Cozinhe em fogo baixo por cerca de uma hora, mexendo eventualmente.
4- Quando o líquido mudar de cor, escurecendo um pouco, passe a misturar com mais frequência, para impedir que grude no fundo.
5- Cozinhe por cerca de mais uma hora, mexendo sempre, até que o doce ganhe uma consistência pastosa.
Dica!
Se quiser que ele fique mais espesso, continue cozinhando e mexendo até que esteja soltando da panela.
Comentários
Ver todos os comentários