Aventura na cozinha

Receita americana de salada pode ser servida com frango frito ou carnes assadas na brasa

Salada coleslaw é típica da cozinha americana e fica bem saborosa

Salada coleslaw com frango empanado
Salada coleslaw com frango empanado - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Descrição de chapéu Agora

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha! 

Nos Estados Unidos, a salada coleslaw é um sucesso absoluto. Vê-se em todo lugar. O nome é uma derivação do holandês e significa, veja só, “salada de repolho”. Por lá, ela vira ícone ao lado dos famosos frangos fritos e dos churrascos, que são bem diferentes dos nossos.

A salada pode ser, por exemplo, servida em um saboroso sanduíche de carne de porco (cozida na brasa, em baixa temperatura, e desfiada) e com molho do tipo barbecue, que tem o sabor bem defumado. Na nossa receita, comeremos a coleslaw com frango à milanesa. Refiz recentemente essa delícia e, de fato, não precisa de mais nada para um almoço ou jantar leve, mas substancioso.

O frango frito na hora, quentinho e crocante, com um pouco de limão espremido sobre sua crosta dourada, fica perfeito com os sabores do repolho. Esse vegetal tem em sua composição compostos de enxofre, o que dá a ele seu sabor pungente e levemente picante.

Entre os dois tipos que usamos na receita, o roxo é levemente mais suave. Aqui, o repolho é servido cru, mas não há razão para se preocupar. De fato, o repolho cru tem sabor mais forte do que quando cozido, porém, combina perfeitamente com a carne.

Além disso, o molho, ligeiramente adocicado e pontuado pelas sementes de erva-doce, faz um contraponto excelente. Caso queira folhas ainda mais crocantes e com menos picância, uma dica é colocar as fatias de repolho em água gelada logo após o corte.

Na hora de empanar o frango, use a farinha de trigo como uma espécie de toalha. Ela vai secar os sucos e temperos do frango e deixá-lo pronto para receber a camada de ovo e de farinha de rosca. Eu empano a carne uma vez só, mas, para uma casquinha mais gorda, faça as etapas de passar no ovo e na farinha de rosca duas vezes.

A temperatura do óleo é importante! Ele deve estar bem quente! Teste com um pedacinho pequeno de frango, que deverá borbulhar intensamente ao entrar em contato com o óleo.

Vamos para a cozinha? Até a próxima!


SALADA COLESLAW COM FRANGO EMPANADO

Ingredientes

Salada
- 1/4 de repolho branco fatiado bem fino
- 1/4 de repolho roxo fatiado bem fino
- 1 cenoura grande
- 1/2 xíc. de maionese
- 1 col. (sopa) de mel
- 3 col. (sopa) de vinagre branco
- 1 col. (sopa) de sementes de erva-doce
- Sal e pimenta-do-reino a gosto

Frango
- 3 filés de frango abertos em borboleta
- Suco de um limão
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Farinha de trigo para empanar
- Farinha de rosca para empanar
- 2 ou 3 ovos
- Óleo de milho ou de girassol para fritar

Rendimento 6 porções
Dificuldade fácil

Modo de Preparo

1 - Fatie os repolhos e rale a cenoura. Em uma tigela grande, adicione a maionese, o mel, o vinagre, as sementes de erva-doce, o sal e a pimenta. Misture tudo aos vegetais e reserve por cerca de duas horas.

2- Abra os filés de frango e os espalme para que fiquem finos. Tempere com limão, sal e pimenta. 

3- Para empanar, passe primeiro na farinha de trigo, depois nos ovos inteiros batidos e, por último, na farinha de rosca. 

4- Frite em uma frigideira grande, com óleo quente o suficiente para cobrir os filés, até que fiquem bem dourados.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias