Aventura na cozinha

Saiba como preparar batatas ao forno com maionese caseira

Elas combinam com carnes ou podem ser saboreadas sozinhas

Batatas ao forno com maionese caseira
Batatas ao forno com maionese caseira - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Olá, cozinheiros! Bem-vindos a mais uma aventura na cozinha!

Nativa das Américas Central e Sul, as batatas fizeram muito sucesso na Europa após as colonizações, tornando-se alimento de base em várias culturas. Hoje, é a hortaliça mais produzida no mundo! Não sem explicação: as batatas são fonte de energia (pela grande concentração de amido) e bastante saborosas.

Não há melhor complemento para o hambúrguer do que as batatas fritas, tubérculos cortados em bastonetes e submersos em óleo quente até ficarem crocantes, não é mesmo?

As batatas podem ser cozidas, assadas, fritas, gratinadas ou virar purê, entre uma infinidade de outras preparações. Na receita de hoje, elas serão levadas ao forno com casca e tudo, de onde sairão macias por dentro e ligeiramente crocantes por fora, já temperadas e com um suave aroma de alho.

Desta forma, são maravilhosas para acompanhar carnes e sanduíches, ou mesmo para serem comidas quentinhas, sozinhas, logo após saírem do calor. Como acompanhamento, a maionese caseira é a dica. Uma vez que aprendemos a fazer essa delícia, dificilmente queremos nos aventurar com os molhos prontos, comprados no supermercado e cheios de conservantes e afins.

A maionese é uma emulsão de gotículas de óleo suspensas em uma base de ovo e ácido (suco de limão ou vinagre). É uma composição delicada e pode desandar, ou seja, virar líquido, se batida demais. Portanto, atenção: quando estiver na consistência desejada, pare de batê-la.

Outro ponto importante é verificar muito bem a procedência dos ovos usados, pois eles são utilizados crus, na receita, e não passam pelo calor —que mata germes e bactérias. Também por essa razão, a maionese tem vida útil bem curta. Guarde na geladeira por, no máximo, um dia. Uma alternativa é tentar encontrar ovos pasteurizados para o preparo desse molho.

Vamos para a cozinha? Até a próxima!


Batatas ao forno com maionese caseira

Ingredientes

Batatas
- 1 kg de batatas-bolinhas
- 3 col. (sopa) de óleo de girassol
- 2 col. (sopa) de azeite de oliva
- 5 dentes de alho
- Sal e pimenta-do-reino a gosto

Maionese
- 1 ovo
- Suco de meio limão
- 1 col. (sopa) de mostarda
- Óleo de milho ou girassol (quanto baste)

Rendimento 6 porções
Dificuldade Fácil

 

Modo de preparo

1- Lave e corte ao meio as batatas. Em uma tigela, adicione a elas o óleo e o azeite. Tempere com sal e pimenta, misturando bem.
2- Coloque as batatas em uma assadeira com a parte cortada virada para baixo. Acrescente os dentes de alho, que devem estar inteiros e com casca, mas levemente amassados.
3- Leve ao forno médio. Quando as batatas estiverem douradas embaixo, vire-as e espere que dourem do outro lado.
4- Enquanto a receita assa, faça a maionese: no liquidificador, bata levemente o ovo inteiro, o suco de limão e a mostarda. Vá adicionando o óleo em fio, sem desligar o aparelho. Pare quando o creme estiver com consistência bem durinha. Sirva as batatas com a maionese.

(A)ventura na cozinha

Juliana Ventura, 36, é jornalista formada pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), pós-graduada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi e professora de culinária para crianças.
email: aventuranacozinha@grupofolha.com.br
Instagram: @venturanacozinha

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias